Encontro reúne escritores e poetas do Médio Rio das Contas

Cartaz do  I Encontro de Escritores e Poetas do Médio Rio das Contas.

Cartaz do I Encontro de Escritores e Poetas do Médio Rio das Contas.

No mês que se comemora o Dia Nacional do Escritor (25 de julho de 2015), escritores e poetas de municípios do Território de Identidade Cultural do Médio Rio das Contas vão se reunir pela primeira vez no I Encontro de Escritores e Poetas do Médio Rio das Contas, que vai acontecer neste sábado, dia 18 de julho, a partir das 8h da manhã, no Centro de Cultura de Jequié. O evento é promovido pelo Projeto Prosa e Poesia do Médio Rio das Contas, e conta com apoiado do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O encontro será aberto pelo diretor do Livro e Leitura da Fundação Pedro Calmon, o poeta João Vanderlei de Moraes Filho, que proferirá a palestra “O Livro e a Formação de Leitores”. Em seguida o jornalista e poeta Valdeck Almeida de Jesus vai explicar como “Produzir um livro”; o jornalista e vice-presidente da União Baiana de Escritores, Carlos Souza Yeshua falará sobre “Escritores contemporâneos da Bahia” e lançará a recente publicação “Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia” (Editora CEPA, 2015). Apresentações culturais vão anteceder a palestra “Os escritores e poetas do Território de Identidade Cultural do Médio Rio das Contas em sala de aula”, que terá como palestrante o escritor, poeta, jornalista, professor da UESB e editor da Revista Cotoxó, Domingos Ailton.

A criação de uma rede de escritores e poetas do Território de Identidade Cultural do Médio Rio das Contas encerrará o evento. O Projeto Prosa e Poesia do Médio Rio das Contas foi contemplado pelo Edital número 08/2013 de Territórios Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e publicou seis edições de uma revista literária, três contendo textos em prosa (crônicas e contos) e três do gênero poesia. Os textos literários publicados são de autoria de escritores e poetas consagrados e iniciantes, de nomes que não estão mais entre nós, mas que foram imortalizados através de suas produções literárias, a exemplo de Lindolfo Rocha, Natur de Assis, Euclides Neto, Wilson Novais, Waly Salomão, Pacífico Ribeiro, Edgar Ferraro, Luís Cotrim dentre outros e de autores que continuam na ativa como Laé de Souza, Ruy Espinheira Filho, Domingos Ailton, Álvaro de Mello Veiga, Raimundo Lopes, Márcia Rubia, Maria Lúcia Martins, Jorge Salomão, Valdeck Almeida de Jesus e muitos outros.

As revistas literárias do projeto têm como objetivo publicar textos de autores que geralmente não são encontrados nos livros didáticos. As seis publicações estão sendo utilizadas em sala de aula de escolas do ensino fundamental e médio, em cursos de ensino superior e nos projetos de incentivo à leitura existentes na região.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br