Em Brasília, governador Rui Costa solicita mais recursos para expandir internet banda larga na educação e na saúde

Governador Rui Costa em reunião com Aldo Rebelo, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação em Brasília.

Governador Rui Costa em reunião com Aldo Rebelo, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação em Brasília.

Alavancar a rede de internet banda larga na Bahia, sobretudo nas áreas da educação e da saúde no interior do estado, onde a internet em alta velocidade é precária, e apresentar o projeto de expansão do Parque Tecnológico foram os dois principais assuntos tratados pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (22/07/2015) à tarde, em Brasília, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.

O governador apresentou, durante a reunião com o ministro, os projetos necessários para a Bahia na área de ciência e tecnologia que precisam do apoio do Governo Federal. Rui destacou a necessidade de ampliar a rede de banda larga no estado para atender tanto as universidades federais e estaduais, aos Institutos Federais de Educação, à rede estadual de educação como também viabilizar a implantação da telemedicina na Bahia.

“Nós estamos montando centrais de diagnóstico por imagem e precisamos urgentemente implantar e consolidar uma rede de alta velocidade que possa transmitir imagens e dados seja para o ensino acadêmico, seja para viabilizar o atendimento à saúde das pessoas”, explicou Rui. Durante a reunião, o governador disse que a faixa litorânea do estado é relativamente bem servida de internet, onde o desenvolvimento ocorreu com maior força. “Na medida em que se caminha para o interior, para o miolo do estado e para o oeste, temos enormes vazios nesta área”, justificou.

Além de expandir o Parque de Salvador, Rui também defende a retomada do Ceped (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento), localizado em Camaçari, que, nos 45 anos de fundação, vem atuando no desenvolvimento de tecnologias nas áreas de petroquímica, minero-metalurgia, energia, ambiente e em serviços tecnológicos.

O governador também quer implantar um novo parque tecnológico na região de Ilhéus e Itabuna, voltado para o desenvolvimento sustentável na área da agricultura, da geração de energia e no ramo industrial.

Com uma agenda repleta de compromissos durante todo o dia, o governador Rui Costa esteve, pela manhã, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para tratar do combate ao mosquito Aedes Aegypti na Bahia. Ainda pela manhã, Rui se reuniu com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para falar da liberação de mais recursos para obras de contenção de encostas na capital baiana.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br