Dicas para utilizar os antibióticos corretamente

O uso indiscriminado desse medicamento pode favorecer o surgimento das superbactérias.

O uso indiscriminado desse medicamento pode favorecer o surgimento das superbactérias.

A resistência de bactérias a antibióticos é uma ameaça global à saúde pública. De acordo com estudo divulgado recentemente pelo governo britânico, 10 milhões de pessoas morrerão por ano a partir de 2050 por conta das chamadas superbactérias, mais do que o número atual de mortes provocadas por câncer. E países emergentes, como o Brasil, poderão ser os mais atingidos pelos aumentos no número de casos1.

Por isso, é muito importante que a população esteja consciente dos malefícios que o uso abusivo e inadequado dos antibióticos pode causar.

O curioso é que o fator de risco para a resistência microbiana começa com o uso indiscriminado dos antibióticos, justamente o tipo de remédio usado para combater as bactérias. Um dos equívocos mais frequentes é o uso dessa medicação para tratar infecções que não são bacterianas, mas sim virais, como gripes, resfriados e a maior parte de tosses e dores de garganta2,3 – ou seja, nesses casos o remédio não funciona, pois ele não age contra vírus.

Uma prática perigosa, mas também bastante frequente, é a automedicação, principalmente em doses incorretas ou em tempo de tratamento inadequado, quando a pessoa começa a sentir-se melhor e acaba interrompendo o uso do remédio.

“A conscientização da população para o uso correto dos antibióticos é essencial para evitar e combater a proliferação bacteriana e a resistência ao tratamento”, salienta Riva Dimitrov, Diretora Médica do negócio de Farmacêuticos Estabelecidos da Abbott no Brasil. Por isso, o primeiro passo é procurar um especialista, que orientará o paciente sobre o que fazer. Além disso, é fundamental que o paciente siga as orientações e prescrições médicas”, conclui.

7 dicas sobre o uso correto dos antibióticos: 

Utilize antibióticos apenas quando prescrito por um médico ou cirurgião dentista.

Tome o número correto de doses por dia e em intervalos regulares.

Complete todo o ciclo de antibióticos, conforme prescrito, mesmo que você esteja se sentindo melhor, para garantir que todas as bactérias sejam eliminadas4.

Não compartilhe seus antibióticos com outras pessoas4.

Não pule doses, nem tome duas doses de uma vez para compensar uma dose esquecida.

Armazene os antibióticos conforme as orientações da bula.

Não guarde antibióticos para utilização futura5.

Outras publicações

Idosos com perda auditiva precisam da família para evitar depressão Ilustração do aparelho auditivo humano. Perda auditiva em idosos pode levar à depressão. Hoje, 26 de julho, é comemorado o Dia dos Avós. A data será...
Salvador: governador Rui Costa inaugura Câmara de Conciliação da Saúde para atender a demandas da área A Câmara de Conciliação de Saúde (CCS) será inaugurada nesta sexta-feira (25/11/2016), às 18h30, no posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) d...
O Planserv convoca servidores da PM e da Saúde para recadastramento O Planserv prossegue com o recadastramento dos servidores da Secretaria da Saúde (Sesab) e da Polícia Militar e espera atualizar, até março, os dados ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br