Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 21 de julho de 2015

Para o presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Feira de Santana, Getúlio Andrade , a retração da economia também afetou o setor  hoteleiro.

Para o presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Feira de Santana, Getúlio Andrade , a retração da economia também afetou o setor hoteleiro.

A querida Marlene  Gondim  que acaba de retornar da Turquia.

A querida Marlene Gondim que acaba de retornar da Turquia.

O ginecologista e especialista em reprodução humana Marcelo Esteve e Ana Rita, num giro social.

O ginecologista e especialista em reprodução humana Marcelo Esteve e Ana Rita, num giro social.

Aeroporto de Feira  com recorde de vôos

Segundo informações extra oficiais, da ANAC, o Aeroporto Governador João Durval, de Feira de Santana,  registrou do inicio da sua operação em fevereiro até a semana que passou, com transporte comercial  pela Azul Linhas Aéreas, cerca de 17.214 passageiros . Somente no mês de junho passado, foram 1.612 embarques 1.989 desembarques, totalizando 3.601 passageiros. Os primeiros vôos da rota era de Campinas-Feira de Santana e vice versa e do mês passado para foi alterado para Belo Horizonte-Feira – Belo Horizonte. Espera-se a implantação de novos vôos, inclusive noturno, com o balizamento da pista do aeroporto feirense, que permitirá iluminação e equipamentos de segurança.

WhatsApp para taxi

O aplicativo WhatsApp, usado por mais de 700 milhões de pessoas no mundo, agora também passa a ser utilizado como ferramenta para chamar táxi. A novidade para atendimento de chamadas dos passageiros está sendo lançada pela Teletaxi Salvador. Por meio do número (71) 8808-1020, pode ser enviado o pedido e a localização onde se encontra a pessoa. A empresa, que é pioneira no Norte e Nordeste, também possui um aplicativo exclusivo para seus carros. Mais informações através do site teletaxisalvador.com.br. Aqui, em Feira de Santana, já existem taxistas iniciando operação.

Topa

A Universidade Estadual de Feira de Santana , através da Pró-Reitoria de Extensão, informa que realizará, de 27 de julho a 1º de agosto de 2015, a formação inicial de 24 horas para coordenadores e alfabetizadores de turma da 8ª Etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa). Trata-se de curso destinado aos cerca de 450 bolsistas (alfabetizadores e coordenadores de turma) dos municípios dos polos selecionados pela Secretaria Estadual de Educação e Prefeituras sob a supervisão das NRE-15 e NRE-19, para atuarem no Topa 2015.

Reparos nas obras

Um acordo realizado entre o Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana, a Justiça Federal, a Caixa Econômica Federal e  as empresas Atrium Construções e Empreendimentos e R Carvalho Construções e Empreendimentos vai dar mais celeridade  na realização de todas as obras necessárias para a reparação dos vícios decorrentes da construção do Residencial Viver Iguatemi II, localizado no Município de Feira de Santana, objeto do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. O acordo, firmado em uma audiência de conciliação realizada no último dia 15, prevê que a construtora Atrium e R Carvalho Construções e Empreendimentos paguem ajuda de custo mensal, no valor de 500 reais, para cada família que efetivamente se mudar do empreendimento durante o período dos reparos necessários e da correção dos defeitos do imóvel. Também ficou estabelecido que os trabalhos de reparação devem começar em no máximo 30 dias. Na audiência de conciliação também foi acordado a realização, antecipada, de perícia judicial composta por dois professores da Universidade Estadual de Feira de Santana , além da formação de uma comissão de até três integrantes da Associação de Moradores do Residencial Viver Iguatemi para acompanhar as obras de reparação do imóvel.O acordo já foi homologado pela Justiça Federal, mas sem a extinção do processo. Como contrapartida, o MPF renunciou os pedidos de pagamento de dano moral coletivo e de danos materiais, ressalvada a possibilidade de eventual interessado demandar em juízo individualmente.

No dia 1º de julho, o MPF em Feira de Santana moveu ação contra a CEF e as duas construtoras por conta das irregularidades no Residencial Viver Iguatemi II, requerendo medida liminar para reparação dos vícios e relocação dos moradores durante as obras. Por meio de representação ao MPF, beneficiários do programa alegaram vícios como rachaduras, infiltrações de água suja com odor saindo das paredes e mofo no imóvel.

Queda em hospedagem

Se nos grandes centros do país a queda de hospedagem em hotéis e similares caiu em torno de 9% nos últimos meses, em Feira de Santana a expectativa é que esse índice foi bem maior. Para o presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Feira de Santana, Getúlio Andrade , a retração da economia também afetou o setor no Município. “Nós temos o turismo de comércio como maior fonte de hospedagem. Nos últimos anos recebemos quatro grandes hotéis e devemos ter no próximo ano mais cinco a seis novos hotéis, todos construídos com a expectativa da economia de 2013 e 2014. O que vemos agora é uma retração na economia. E apesar de não termos os dados mais apurados, acredito que a queda foi maior que a nacional no recebimento de hóspedes”, afirma Getúlio Andrade.(Blog Bahianapolitica).

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 14 de março de 2011 Cidade Metropolitana Para melhor organizar, planejar e executar políticas públicas comuns aos municípios do entorno da segunda maior cidade da Bahia,...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 08 de junho de 2009 Posse e lançamento A Academia de Educação de Feira de Santana realizou sessão especial quarta feira ultima (03/06/2009), no teatro da CDL, acontece...
Confira a coluna de Antônio Larangeira de 09 de novembro de 2009 Agricultura familiar A Universidade Estadual de Feira de Santana  iniciou na quarta-feira (04/11/2009), às atividades do Curso de Extensão em Gestão ...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.