Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 09 de julho de 2015

Num flash do passado o escritor Dival Pitombo, que faria 100 anos, ladeado por sua filha Ivana Araujo Pitombo, seus amigos João Durval Carneiro,  Antonio Carlos Magalhães e Cicero Carvalho.

Num flash do passado o escritor Dival Pitombo, que faria 100 anos, ladeado por sua filha Ivana Araujo Pitombo, seus amigos João Durval Carneiro, Antonio Carlos Magalhães e Cicero Carvalho.

A cantora Celiah Zaiin que representou a heroína Maria Quitéria no desfile de Salvador.

A cantora Celiah Zaiin que representou a heroína Maria Quitéria no desfile de Salvador.

O industrial André Regis Andrade foi reeleito presidente do Centro das Industrias de Feira de Santana.

O industrial André Regis Andrade foi reeleito presidente do Centro das Industrias de Feira de Santana.

Centenário  de Dival  Pitombo

Se vivo estivesse, completaria na terça feira ultima(07/07/2015), 100 anos, o saudoso intelectual Dival Pitombo.  Nome que muito honra Feira de Santana, por tudo  que representou como educador, sendo responsável por muitas gerações;  escritor, produtor  cultural  e incentivador pelo surgimento  de figuras de destaques  da literatura e artes visuais. Ao lado do jornalista Odorico Tavares  ajudou a implantar  Museu Regional de Feira de Santana, idealizado por Assis Chateaubriand, do qual foi seu primeiro diretor geral. Nesta cidade foi o anfitrião dos escritores franceses Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir, recebendo-os em sua residência ao lado da sua esposa Zaury Pitombo. Era amigo dos consagrados  Jorge Amado e Zélia Gatai, Manoel Bandeira,  Dorival Caimi, Genaro de Carvalho, Carlos Bastos, Raimundo de Oliveira e muitos outros. Entre os seus filhos, destaca-se  internacionalmente o cirurgião plástico Volney Pitombo, que reside no Rio de Janeiro. uma missa na Capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara, marcou a data.

Cinquentenário de ADM

 Em comemoração ao Jubileu de Ouro,  o Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) realiza diversas ações na capital e interior do estado. Além de uma extensa programação que inclui palestras e workshops, o Conselho prevê, para o próximo dia 11 de julho, a mudança de sede da Seccional Feira de Santana, para o Edifício Multiplace, anexo ao Shopping Boulevard, localizado na  avenida João Durval Carneiro. O objetivo da mudança se deve a necessidade de proporcionar melhores condições de atendimento aos profissionais, facilitar o acesso ao local, oferecer mais segurança e conforto, disponibilizar estacionamento gratuito e garantir também acessibilidade aos deficientes físicos. Conforme o delegado, Adm. Antônio Ferreira de Souza Júnior, esta ação representa um grande avanço para os Administradores, Tecnólogos e Empresas.  “Vamos oferecer melhorias significativas principalmente pela comodidade, funcionalidade, acessibilidade e infra-estrutura (com wi-fi, espaço para reuniões) da moderna sala, que fica muito bem localizada. Esse é, sem dúvida, um marco histórico para a Seccional do CRA-BA em Feira de Santana”, ressalta. Como além de jornalista sou administrador, meus cumprimentos à instituição.

Coelba muda

Com a saída de Adriana TeodorIo da gerência  regional da Coelba, nesta cidade, por conta de transferência para Salvador, onde será responsável pela Região Metropolitana, foi nomeada para o seu  lugar a feirense Cleriane Rodrigues, que gerenciava a unidade de Irecê. A área de atuação da Coelba de Feira de Santana abrange mais de 60 municípios.

Cantora Maria Quitéria

No desfile em comemração ao  Dois de Julho, em Salvador,  a heroina Maria Quitéria foi representada pela cantora Celiah Zaiin que levava um brasão escrito: Maria Quitéria – Feira de Santana, tendo  ido à  frente do carro principal do “Caboclo” onde fez muitas fotos com os turistas e baianos que ali paravam para saudá-la e depois desfilou no pelotão principal ao lado dos homenageados: Joana Angélica e Dom Pedro I.   Celiah Zaiin não se conteve em ser fotografada  com o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto.  Ela seguirá representando “Maria Quitéria” nas 18 cidades da “Rota do Sertão” e no Salão de Turismo da Bahia, também participará dos eventos oficiais do governo cantando o “Hino ao 2 de Julho” e “Hino Nacional”.

 Centro das Industrias 

Após ser reeleito presidente do Centro das Industrias de Feira de Santana, o empresário André Regis Andrade está anunciando inicio da construção da nova sede da instituição, que ocorrerá na avenida Noide Cerqueira, cuja área de terra foi adquirida em sua gestão anterior. O projeto é de um prédio de dois pavimentos que abrigará a representação dos industriais feirenses.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 31 de dezembro de 2008 Li na mídia impressa nacional, inteligente e sugestiva mensagem de ano novo, formulada pelo Bradesco, que deseja votos de otimismo com muita inovação ...
Coluna de Antônio José Larangeira de 22 de agosto de 2009 O comandante do Segundo Distrito Naval vice almirante Arnon Lima Barbosa, que será o próximo Cidadão Feirense. No flash com o jornalista Edmundo Lemo...
Coluna de Antônio José Larangeira de 30 de julho de 2015 Flash da inauguração de nova sede da Caixa Economica em Feira de Santana nas presenças do seu superintendente regional Jose Raymundo Cordeiro Junior,...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.