Coluna de Antônio José Larangeira de 31 de julho de 2015

O provedor da Santa Casa de  Misericordia da Bahia Roberto Sá  Menezes dentro  das homenagens ao Hospital Santa  Izabel .

O provedor da Santa Casa de Misericordia da Bahia Roberto Sá Menezes dentro das homenagens ao Hospital Santa Izabel .

  Retornando  de Porto Seguro, Andre Mascarenhas.

Retornando de Porto Seguro, Andre Mascarenhas.

A empresária Suzana Barreto Oliveira homenageada em São Gonçalo.

A empresária Suzana Barreto Oliveira homenageada em São Gonçalo.

Jornada Digestiva

Feira de Santana vai sediar nos dias 14 e 15 de agosto de 2015, a III Jornada do Aparelho Digestivo do Interior da Bahia. Serão dois dias de debates e ações voltados aos cuidados e tratamentos de doenças intestinais. Na sexta-feira ultima,29, um grupo de médicos especializados em gastroenterologia da cidade realizou um mutirão de endoscopia no Hospital Dom Pedro de Alcântara. Uma oficina de capacitação sobre a limpeza dos equipamentos para realização do mesmo exame, direcionada aos profissionais de enfermagem, também aconteceu de forma gratuita. De acordo com dados do Ministério da Saúde, as doenças do aparelho digestivo são a sexta causa de morte no país [dados 2013]. O câncer de colo-retal, por exemplo, é o terceiro mais frequente no mundo. Mas, os tumores do tubo digestivo são, em sua maioria, curáveis, desde que sejam identificados em sua fase inicial. O diagnóstico precoce é um dos temas centrais da Jornada.

Feira e hub

Em Confins, o segundo maior hub de operações da Azul Linhas Aéreas, os clientes que partem de Feira de Santana, contam com conexões para dezenas de destinos em mais de 70 voos operados diariamente. São eles: Altamira, Belém, Porto Seguro, Brasília, Cabo Frio, Cuiabá, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Campo Grande, Carajás, Curitiba, Fortaleza, Governador Valadares, Goiânia, Imperatriz, Ilhéus, Ipatinga, Manaus, Maceió, Montes Claros, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Santos Dumont), São Luís, Salvador, Uberaba, Uberlândia, Campinas, Vitória da Conquista, Vitória e Teixeira de Freitas.

Gastronomia

“Bahia de Todos os Feijões: histórias, tradições e gastronomia” é o tema do IX Seminário do Museu da Gastronomia Baiana (MGBA), do Senac Bahia, no dia 25 de agosto, das 14h às 18h, no complexo Sesc Senac Pelourinho, na cap, que sedia o museu. Já no dia 26 de agosto, às 19h, ocorre o “Jantar no Museu – O Feijão na Mesa Contemporânea”, no Restaurante Escola Senac Pelourinho. O menu será assinado por quatro chefs: Elmo Alves (Senac), Alicio Charot, Fabrício Lemos e Katia Najara. Cada um deles criará um prato com o ingrediente tema do evento. Culinaristas, chefs de cozinha, nutricionistas, estudantes e interessados em gastronomia e cultura são o público alvo do evento, cuja proposta é a de valorizar a culinária local e suas matérias-primas, no mês em que se comemora o aniversário do MGBA. A curadoria do evento é assinada pelo antropólogo, museólogo e estudioso em gastronomia, Raul Lody, também curador do Museu.

Santa Izabel

Com secular tradição de bons serviços prestados à população baiana, o Hospital Santa Izabel  comemorará ontem, 30, 122 anos de fundação no bairro de Nazaré, onde presta assistência de alta complexidade e promove atividades de ensino e pesquisa, por meio das quais forma e aprimora médicos e profissionais da área de saúde e produz conhecimento que dão suporte aos direcionamentos estratégicos da instituição. Para marcar o transcurso da data, foi celebrada uma missa, às 16 horas, na capela do próprio hospital. A instituição presta serviços de alta qualidade à Bahia, mais precisamente à Salvador-Feira de  Santana. O provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes, ressalta que nesta longa  e gloriosa trajetória, construída por uma equipe multidisciplinar reconhecida pela competência e dedicação, o Santa Izabel contribuiu e continua a contribuir com o desenvolvimento da Saúde na Bahia e no Brasil.

Retorno

Retornando de Porto Seguro, onde foi tratar de assuntos ligados à área publicitária o CEO da Artecapital Propaganda, André Mascarenhas. Naquela região do extremo sul da Bahia, a empresa possui clientes de nome nacional.

Homenagem

No dia da cidade de São Gonçalo dos Campos, a empresária Suzana Barreto Oliveira, foi uma das homenageadas da Câmara Municipal daquela cidade cm titulo de cidadania, do qual é merecedora.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio Larangeira 07 de janeiro de 2010 Adeus, 2009 Tendo começado pela égide da crise internacional, este ano teve  uma reação bastante positiva para os brasileiros, pois o presidente da R...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 11 de abril de 2010 Aula inaugural O lançamento dos livros “Produção no Cuidado no Programa Saúde da Família” e “Saúde Bucal no Programa Saúde Família: Sujeito, Saberes ...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 30 de dezembro de 2008 Mais uma vez, o arquiteto feirense Luiz Humberto Carvalho foi o escolhido pela promoter Lícia Fábio para dar o toque de baianidade, na ambientação do ...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.