Bando Anunciador volta às ruas de Feira de Santana

Bando Anuciador 2015.

Bando Anuciador 2015.

Tudo pronto para mais uma edição do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana, que volta às ruas domingo (19/07/2015), logo cedo, a partir das 7 horas, com saída do Centro Universitário de Cultura e Arte, localizado na rua Conselheiro Franco, em Feira de Santana. A previsão de participantes, conforme a diretora do Cuca, Rosa Eugênia Vilas Boas, a previsão é de mais de 4 mil participantes.

O cortejo sairá em direção à praça Froes da Motta, percorrendo as ruas centrais de Feira de Santana, passando pela igreja dos Remédios, Avenida Senhor dos Passos, Getúlio Vargas, Marechal Deodoro, Beco do Mocó, retornando ao Cuca.

A dispersão não será na Catedral, local no qual é realizado o Novenário. Qualquer pessoa pode participar, fantasiada ou não.

Resgate

O Projeto Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana foi executado pela primeira vez em 2007 numa iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Cuca. O objetivo foi resgatar uma das principais festas populares que, durante décadas, atraiu milhares de pessoas ocupando as largas ruas centrais de Feira de Santana com cortejos diversificados. Era a parte profana que antecipava as comemorações e homenagens a Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana. Em 1987, a festa foi extinta “por decreto”, de forma unilateral, de segmentos da Igreja Católica.

Além da saudade, a decisão deixou indignadas pessoas de praticamente todos os bairros de Feira de Santana que até então, a cada ano, praticamente não dormiam para sair fantasiadas ainda na madrugada, com bandas, agogôs e charangas. Eram as diversas tribos do Bando Anunciador, numa festa que mesclava folia e disputa pela apresentação de melhores fantasias, animação, toques de instrumentos de afoxés num sincretismo característico dos festejos populares de rua da Bahia.

A partir da iniciativa de pessoas que participaram ativamente do Bando Anunciador, foram convocadas representações da comunidade que decidiram pelo retorno da festa, o que é feito ininterruptamente desde 2007, a cada edição com um número maior de participantes.

Outras publicações

Uefs comemora 39 anos com cerimônia Campi da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro do Nascimento Silva, e a v...
Prefeitura de Feira de Santana apresenta números de atendimentos no setor de saúde Prefeito José Ronaldo e a secretária de saúde Denise Mascarenhas. Números de atendimento no setor de saúde são apresentados. As seis policlínicas de...
Lançada a proposta preliminar do novo Estatuto da UEFS A metodologia a ser implantada no Instituto Universidade Popular da Bahia (Unipop) está sendo discutida nesta segunda e terça (14 e 15/06/2010) na Uni...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br