Bahia: Coelba e Fundação Roberto Marinho oferecem curso gratuito sobre o uso eficiente da energia elétrica

Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA).

Coelho oferece curso em várias cidades baianas.

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, em parceria com a Fundação Roberto Marinho / Canal Futura, oferecerá curso gratuito para educadores das redes pública e particular do Fundamental II e Ensino Médio interessados na metodologia Energia que Transforma. Para a Bahia, estão disponíveis 300 vagas para profissionais de 200 municípios do estado. O curso será realizado em cinco pólos  – Salvador, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e Barreiras – no período de 15 de julho a 22 de agosto de 2015. As inscrições estão abertas até o término das vagas em cada cidade pólo.

O curso terá carga horária de 20hs por município, com dois dias de formação presencial. Para participar, é preciso acessar o site www.coelba.com.br, baixar a ficha de inscrição e enviá-la preenchida para o e-mail energiaquetransforma-ba@avsi.org.br. O professor receberá um e-mail validando a inscrição, com data e local da formação. Em seguida deverá confirmar sua matrícula no curso respondendo ao e-mail.

O objetivo do curso é formar educadores para mobilizarem seus alunos na aprendizagem do combate ao desperdício de energia  como forma de preservação do meio ambiente. Os educadores formados receberão certificados e material didático para uso em sala de aula. Para participar o professor deve estar lecionando regularmente em pelo menos duas turmas de alunos do ensino fundamental II ou ensino médio da rede pública ou particular de ensino.

Cada professor participante receberá o kit Energia que Transforma, formado por 1 DVD com 10 episódios da série Vida de República, exibida pelo Canal Futura, 30 spots de rádio onde o locutor esclarece dúvidas de seus ouvintes sobre questões relacionadas às temáticas energia, meio ambiente e sustentabilidade, 1 jogo educativo, 5 cadernos de texto e o cartaz com a linha do tempo da energia. O kit Energia que Transforma foi desenvolvido como recurso pedagógico para o educador pela Fundação Roberto Marinho, contratada pelo Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia (PROCEL), do Ministério de Minas e Energia.

METODOLOGIA – O Energia que Transforma, por meio de uma proposta pedagógica interdisciplinar, prioriza o diálogo e fortalece a consciência sobre o uso eficiente da energia para a preservação dos recursos naturais observando a relação do homem com o ambiente que o envolve. As oficinas de formação promovem o diálogo e desenvolvem o aprendizado sobre assuntos diversos, como ambiente e energia, educação e cidadania, trabalho e pluralidade cultural.

 Datas de realização dos cursos

Feira de Santana: 15 e 16/07 ou 17 e 18/07, das 8h às 17h

Vitória da Conquista: 15 e 16/07 ou  17 e 18/07, das 8h às 17h

Salvador: 22 e 23/07 ou 24 e 25/07, das 8h às 17h

Barreiras: 14 e 15/08, das 8h às 17h

Senhor do Bonfim: 21 e 22/08, das 8h às 17h.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br