Uefs intensifica cooperação com universidade estadunidense

Reitor Evandro do Nascimento e pró-reitor Henry Tisdale firmam convênio.

Reitor Evandro do Nascimento e pró-reitor Henry Tisdale firmam convênio.

A Universidade Estadual de Feira de Santana e a Claflin University, dos Estados Unidos, planejam novas parcerias para projetos de cooperação acadêmica que permitirão o intercâmbio de professores e alunos. O assunto foi discutido na manhã de sexta-feira (29/05/2015) durante a visita do presidente e do pró-reitor da Claflin University, Henry Tisdale e Karl Wright, que foram recebidos pelo reitor e vice-reitora da Uefs, Evandro do Nascimento Silva e Norma Lúcia de Almeida.

Henry Tisdale ressaltou a satisfação em conhecer a Uefs e destacou semelhanças entre a Bahia e a Carolina do Sul, estado norte-americano sede da Claflin University. “Somos a primeira universidade voltada para negros, na Carolina do Sul; a nossa atuação possibilita o acesso de afro-americanos à academia, permitido a ascensão social de nossos alunos”, afirmou.

Já Karl Wright destacou o interesse estreitar a relação com as universidades brasileiras por meio de projetos direcionados aos afrodescendentes. “O nosso intuito é atender alunos de baixa renda. Também temos interesse que nossos docentes possam atuar na Uefs”, disse.

O reitor Evandro do Nascimento relatou aos visitantes as ações afirmativas da Uefs, como a reserva 50% das vagas do vestibular (ProSel) para estudantes de escolas públicas. Desse percentual, 80% são destinadas para candidatos que se declaram afrodescendentes. Em apoio a estes estudantes, salientou Evandro do Nascimento, a Uefs desenvolve programas de permanência, como a residência universitária e o sistema bandejão.

A Uefs já possui parceria com a Claflin University através de convênio de cooperação acadêmica firmado em junho de 2014. Agora, os gestores apresentaram formalmente informações relacionadas aos cursos, programas, pesquisas e projetos.

Após o encontro, foi realizada visita ao Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e o Museu Regional.

Claflin University

Fundada em 1869, a Clafin University está entre as melhores universidades dos EUA, segundo a U.S News and Words Report, Washington Monthly e Forbes.com. Ela foi a primeira universidade para negros na Carolina do Norte (EUA) e está entre as primeiras dos Estados Unidos a ser voltada para esse segmento. Afiliada à Igreja Metodista Unida, a Instituição oferece quatro programas de dupla diplomação nas áreas de Biotecnologia, Engenharia, Tecnologia da Engenharia e Tecnologia de Laboratório Médico. Possui também programas de mestrados em Educação, Administração e Biotecnologia, além de 37 programas de bacharelado.

Outras publicações

145 soldados formados pelo 1º BPM de Feira de Santana, prontos para integrar a corporação baiana Mais 145 soldados do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) de Feira de Santana estão prontos para integrar a corporação baiana. A solenidade de form...
Encontro em Feira de Santana fortalece pré-candidatura à reeleição de José de Arimatéia e Márcio Marinho José de Arimatéia, encontro objetiva articular partido para as eleições 2014. Deputado Márcio Marinho esteve presente ao evento. Durante toda ma...
Confira os debates da Câmara Municipal de Feira de Santana, ocorridos nesta terça-feira (05/05) Aprovado em primeira votação projeto que obriga banco a manter vigilante nos caixas eletrônicos Foi aprovado em primeira discussão, na sessão de ho...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br