Técnicas para gabaritar no Exame da OAB | Por Ricardo Lezana

Ricardo Lezana  sócio fundador do site Prova da Ordem.

Ricardo Lezana sócio fundador do site Prova da Ordem.

Às vésperas do Exame de Ordem, a maior premissa é estudar, estudar e estudar. Essa é a rotina dos bacharéis de Direito e não basta sonhar com a aprovação na OAB, é necessário dedicação e planejamento para estar com o conteúdo em dia e na ponta dos dedos.

Todos sabem que o trabalho é árduo e que o conteúdo é extenso, pois são 17 matérias divididas em 80 questões, isto só na primeira fase. Entretanto, não se preocupe! O site Prova da Ordem, neste artigo apresenta dicas essenciais para um bom desempenho no Exame.

A 1ª Fase da OAB pode ser dividida em três grupos de matérias. O grupo 1 é formado pelas matérias mais relevantes: Ética e Estatuto da OAB; Direito Civil; Processo Civil; Direito Penal; Processo Penal; Direito do Trabalho; Processo do Trabalho e Direito Constitucional. Já no grupo 2 ficam as de relevância média como Direito Administrativo; Direito Empresarial; Direito Tributário e Direitos Humanos. No grupo 3, as de baixa relevância, que são: Filosofia do Direito; Direito Ambiental; Direito da Infância e Adolescência; Direito do Consumidor e Direito Internacional.

Fase de Preparação para a Prova

Organização é o primeiro passo para lograr êxito diante de um desafio como este. Estipule uma ordem de estudo priorizando o grupo das matérias mais relevantes, afinal, elas representam aproximadamente 60% da sua prova, com 52 questões.

Após estudá-las, passe para o grupo das de importância mediana, que totalizam 18 questões, cerca de 20% da prova, e por fim, as de baixa relevância com média de 10 questões, ou seja, 12% da prova. Esta estratégia de estudo é baseada nas estatísticas das últimas edições do Exame.

Além disso, você pode utilizar a tecnologia a seu favor. Atualmente há diversos sites de Estudo específicos para Exame da OAB (gratuitos ou com valores bem acessíveis) com materiais de apoio, simulados com questões comentadas de provas anteriores e videoaulas que, com certeza, lhe dará um plus no aprendizado, já que você pode estudar de qualquer lugar e em qualquer tempo.

Durante o Exame

No dia do Exame algumas dicas simples podem fazer todo o diferencial na hora da Prova da OAB. Elencamos algumas questões importantes para serem observadas:

Circule palavras importantes do enunciado, principalmente termos como Correto / Incorreto;

Termos generalizados tendem a estar incorretos;

Elimine de cara as duas alternativas improváveis;

A alternativa correta geralmente possui texto maior que as demais, porém isto não é regra, mas na hora da incerteza pode ajudar o examinando;

Sobre as questões complexas durante o exame

Não perca tempo com questões que exijam muito raciocínio. O tempo para resolver a prova é muito curto. Deixe as questões complexas para resolver por último, de acordo com o tempo que ainda restar. Enquanto isso, dê prioridade para resolver as que você possui pleno conhecimento.

Para um bom chute

É muito importante não deixar nenhuma questão sem resposta. Deparou-se com algo gerou dúvidas? Use o bom senso e a lógica. Comece eliminando as alternativas que provavelmente estejam incorretas e escolha a que acredite estar correta. Dificilmente você não terá que chutar alguma questão em sua prova, e isso é muito normal dado o volume de conteúdo cobrado em prova!

Outro fator que merece destaque é: controle o emocional!

Essa contenção de ansiedade é essencial nessa etapa. Com certeza todos ficam muito nervosos, afinal, é o futuro profissional que está em jogo. Apesar disso, um nível de estresse que tire sua concentração e prejudique seu desenvolvimento na prova deve ser evitado.

Para chegar preparado para o Exame, planeje sua rotina de estudos, priorize as matérias mais importantes e mantenha o foco! O site Prova da Ordem oferece ferramentas completas para que o examinando consiga conquistar sua aprovação no Exame da OAB, com mais de 10 mil questões comentadas de provas anteriores, resumos, simulados, cronograma de estudos e muito mais. Dedique-se e a recompensa virá.

Sobre o Prova da Ordem: Especializado em aprovar bacharéis em Direito no Exame da OAB, o site Prova da Ordem oferece aos internautas e clientes, guias de estudo baseado na resolução de questões das provas anteriores, que segundo pesquisas científicas é a técnica mais eficiente para assimilação do conteúdo desejado. Partindo desta premissa, os estudantes bacharéis em direito encontram no site uma base de conhecimento com mais de 10 mil questões com perguntas e respostas já aplicadas no Exame da OAB, além de guias de estudo, resumos, apostilas e legislação em áudio, para quem está em busca da tão sonhada aprovação.

*Ricardo Lezana  – sócio-fundador do site Prova da Ordem (www.provadaordem.com.br); ex-professor da UFSCww.provadaordem.com.br

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br