Situação orçamentária da Universidade Estadual de Feira de Santana é exposta em aula pública

Reitor Evandro do Nascimento Silva expôs quadro orçamentário da Uefs.

Reitor Evandro do Nascimento Silva expôs quadro orçamentário da Uefs.

A atual situação orçamentária da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi tema de Aula Pública realizada no Anfiteatro do campus universitário na terça-feira (09/06/2015). O evento reuniu um número bastante expressivo de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

De acordo com a vice-reitora, professora Norma Lúcia de Almeida, a participação da comunidade acadêmica mostra o quanto as pessoas estão preocupadas com a causa em discussão. “O Anfiteatro está repleto de professores, estudantes e técnico-administrativos para discutir a nossa universidade. É muito bom ver esse comprometimento. As pessoas, de fato, estão preocupadas com a defesa da universidade pública”, destacou.

Na abertura da Aula, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, apresentou o quadro financeiro da Instituição em comparação com o repasse de recursos do Governo do Estado às outras universidades estaduais da Bahia.

“A situação orçamentária da Uefs não é diferente das demais instituições. Em comparação ao ano passado, houve uma redução de 1,8 milhão. Já em relação a 2013, o orçamento diminuiu quase 6 milhões de reais. O Governo deveria promover um aumento que acompanhasse a inflação. Mas, o fato de termos recursos a menos, deixa a nossa situação financeira defasada”, explicou o reitor.

De maneira didática, a evolução do orçamento das Universidades Estaduais Baianas (Uebas) nos últimos dez anos, a distribuição anual do orçamento da Uefs e o detalhamento de gastos mensais da Instituição foram apresentados pelo professor Evandro do Nascimento.

Segundo o reitor, a maior parte do orçamento é destinada aos gastos com pessoal e encargos, já o menor percentual é direcionado às obras. “Temos muitas demandas para atender que envolvem obras, como ampliação do Restaurante Universitário, da Biblioteca e construção de novos laboratórios. No entanto, existe uma limitação orçamentária significativa nesta área. Do total do orçamento, apenas 1 por cento é destinado para obras”, disse.

A Aula Pública foi uma promoção conjunta da Administração Superior da Uefs, Associação dos Docentes (Adufs), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest/Uefs) e Comando de Mobilização Estudantil.

O presidente da Adufs, professor Elson Moura Dias, falou da pertinência dessa discussão com toda comunidade acadêmica. “A importância desse espaço se dá pela postura do Governo que atribui os problemas financeiros à gestão das universidades”, considerou.

Representando o Sintest e o Comando de Mobilização Estudantil, Daiana Alcântara e Yuri Cerqueira, respectivamente, também reconheceram a importância da Aula Pública e convocaram funcionários e estudantes da Uefs para defender os ideais de uma universidade pública e de qualidade. Ao final da Aula Pública, o reitor da Uefs destacou a necessidade de expandir a discussão da situação orçamentária da Instituição para a comunidade externa, convocando representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal.

Outras publicações

Salvador: Ferreira Costa oferece mais de 400 vagas em capacitações gratuitas Ferreira Costa oferta curso através do Clube do Profissional. Em setembro de 2016, quem atua na área de construção civil e reformas terá 11 opções d...
Alto índice de desemprego faz crescer a procura por intercâmbio | Por Ana Luisa D´Arcadia Siqueira Barcelona, Espanha. Desemprego faz crescer a procura por intercâmbio. O ano de 2015 não está sendo fácil. Segundo dados do IBGE, o índice de desempr...
Escolas estaduais representam a Bahia em concurso nacional de vídeo sobre combate ao Aedes aegypti Alunos da rede estadual de ensino da Bahia participam da campanha Zika Zero. O Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, localizado na cidade de For...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br