Situação de emergência: chuvas provocam desabamentos em Candeias

Cinco desabamentos parciais foram registrados em Candeias.

Cinco desabamentos parciais foram registrados em Candeias.

Desde o dia 11 de abril a cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador, está em Situação de Emergência por conta das fortes chuvas que causaram danos em diversos bairros da cidade. A Situação de Emergência foi reconhecida pelo Estado e também pela União. Quase três meses depois o município ainda sofre por contas das chuvas que ainda não cessaram. Na última sexta-feira (26/06/2015) choveu muito e a Defesa Civil registrou ocorrências em diversos bairros e sete desabamentos que causaram medo aos moradores das localidades. “Estamos assustados porque nossa cidade tem muitas ladeiras e quase todos nós estamos em áreas de risco, quando a chuva começa a cair ninguém consegue dormir”, afirmou Joana Souza, moradora do centro.

A Defesa Civil registrou quatro deslizamentos no bairro do  Santo Antônio, um no bairro Malembá, dois no bairro da Areia, dois no bairro do  Sarandi e quatro no Centro, (Dom Pedro e 15 de Novembro). Também foram registrados  quatro alagamentos (Ouro Negro, Urbis 1, Malembá e Menino Jesus), cinco  desabamentos parciais e dois desabamentos totais. Com relação a ocorrência com rede elétrica um caso foi notificado, além de uma arvore que caiu. 17 casas foram interditadas e algumas ocorrências ainda estão sendo avaliadas.

“Nós estamos trabalhando em regime de plantão e a disposição para população, as famílias das casas interditadas estão sendo avaliadas também pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social para atendimento e auxilio”, afirmou o Coordenador da Defesa Civil, Erivaldo Azevedo.

Em caso de emergência a população pode ligar: Disque Defesa Civil: (71) 3605-2574, 3601-6535, 3601-4004 e 3601-1541 (chamada local) ou 199 (chamada gratuita).

Auxílio emergencial com Recursos Próprios – No dia 15 de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas) estabeleceu a concessão de auxílio emergencial destinado à provisão de meios de subsistência aos desabrigados e desalojados em decorrência das recentes chuvas, através do Decreto nº 18/2015, para beneficiar aqueles que perderam suas casas ou que tiveram suas residências condenadas por risco de desabamento devido às recentes chuvas. O valor do benefício é de R$ 250,00, destinado a auxiliar nas despesas da condição de desabrigado, sendo concedido de acordo com critérios expressos no Decreto nº 18/2015. O benefício começou a ser repassado no dia 8 de maio.

Liberação da União para atender necessidades emergenciais – O Ministério da Integração Nacional autorizou empenho e transferência de recursos para o município de Candeias no valor de R$ 79.462,00 (setenta e nove mil, quatrocentos e sessenta e dois reais), através da Portaria nº 92, de 8 de maio de 2015, para a execução de ações de socorro e assistência às vítimas. Os recursos serão empenhados a Título de Transferência Obrigatória e o prazo para execução das obras e serviços será de 180 dias, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União, que foi feita no dia 11 de maio de 2015.

Outras publicações

TCM aprova com ressalvas contas da Prefeitura de Candeias O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (02/12/2010), aprovou com ressalvas as contas da Prefeitura de Candeias, da responsabilidade d...
Prefeito Sargento Francisco, vice e vereadores eleitos em 2012 em Candeias tomam posse nesta terça-feira Sargento Francisco e Bom Jorge durante a diplomação. O atual prefeito de Candeias, Sargento Francisco, que venceu o pleito municipal 2012, tomará po...
Gastronômade Brasil promete reunir apreciadores da gastronomia na Fazenda Engenho D’Agua, em Candeias Evento reúne pessoas de diferentes lugares para degustação gastronômica. Alimentos são selecionados levando em consideração características do lo...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br