‘Santo Antônio’ pelo olhar do artista plástico Jean Marcos

Jean Marcos é natural de Candeias.

Jean Marcos é natural de Candeias.

Como um artista que preza o tradicional religioso, Jean Marcos produziu em mosaico a imagem de Santo Antônio em miniatura de 80 centímetros, realizando assim, uma homenagem ao Santo também de devoção.

A festa que contém treze dias de rezas, orações, pedidos e agradecimentos é chamada de Trezena de Santo Antônio. Iniciada em Portugal, foi levada pelos portugueses para antigas colônias e outros países, incluindo o Brasil que mantém a tradição em vários estados, principalmente na Bahia.

O artista baiano busca retratar em seus mosaicos as origens da Bahia, da mescla do povo originário no Brasil. Assim, descreve em suas obras lendas, crenças e ritos brasileiros como forma de perpetuação da cultura nacional. Seu trabalho artístico pode ser conhecido através de sua fan page:

Sobre Jean Marcos

Jean Marcos é natural de Candeias. Autodidata, inspira-se nas técnicas, milenares da arte musiva, palavra de origem grega que quer dizer mosaico. Além da alma artística, Jean também tem alma solidaria, realizando trabalhos voluntários com presidiários e crianças de comunidades carentes de Salvador, passando um pouco de sua técnica para produção de Mosaicos.

O artista reúne importantes projetos em prefeituras; a exemplo de Conceição do Coité, cidade com população de mais de 60 mil habitantes, localizada a 178 Km de Salvador; Pojuca, Irecê, Escola São Francisco do Conde, entre outras.

Sobre Santo Antônio

Nascido em Lisboa, Portugal, no século XIII, em 15 de agosto de 1195, Antônio de Pádua foi batizado com o nome de Fernando. Durante a juventude ingressou na vida religiosa, no primeiro momento, como membro da Ordem de Santo Agostinho e, alguns anos mais tarde, na Ordem Franciscana, na Itália, onde recebeu o nome de Antônio. Sua popularidade chegou ao Brasil graças aos colonizadores que vieram de Portugal.

Logo após a sua morte, Antônio foi canonizado em reconhecimento à sua vida de santidade além da sua notável cultura e intelecto, qualidades as quais o levaram a lecionar em universidades e o tornou o primeiro Doutor da Igreja vindo da Ordem Franciscana.

Outras publicações

Eleições 2014 | Na Bahia, Dilma Rousseff declara: “sempre lutamos pelas conquistas, mas é absolutamente necessário que se lute por mais oportunidades” Presidenta Dilma Rousseff defende investimentos sociais e fala em políticas de geração de emprego. A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleiçã...
Estado da Bahia amplia programa de aprendizado para jovens A administração pública estadual avança na contratação de jovens aprendizes, que irão atuar diretamente na administração pública, através do programa ...
Polícia Federal faz maior apreensão de cocaína no estado da Bahia PF apreende 810 kg de cocaína. Uma operação da Polícia Federal realizada na tarde de ontem (06/10/2016), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana d...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br