Salvador: Val Macambira celebra a cultura nordestina no Pelourinho

 músico Val Macambira comandou a programação do São João 2015 da Bahia no Largo Pedro Archanjo, em Salvador.

músico Val Macambira comandou a programação do São João 2015 da Bahia no Largo Pedro Archanjo, em Salvador.

Baião, xote, galope e pé-de-serra deram o tom da noite deste sábado (27/06/2015) no Pelourinho. O músico Val Macambira comandou a programação do São João da Bahia no Largo Pedro Archanjo, em uma celebração à cultura nordestina. Além do repertório autoral, o público dançou ao som de composições de Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Gilberto Gil, Gordurinha e Gonzaguinha, no show Made in Brasil.

“O São João é a festa da colheita do milho, do plantio da cana e da mandioca. Tudo isso é comemorado com essas músicas, que lembram que esta é uma festa popular, da cultura que está na alma do povo. Assim, a música regional se transforma em universal. Ela não tem fronteiras”, afirmou o forrozeiro, que se apresentou pelo oitavo ano no ciclo junino do Pelô. Ele também animou o Terreiro de Jesus na última segunda (22).

“Vieram crianças, avós, famílias inteiras, com pessoas de todas as idades. As famílias vêm de casa para apoiar a música popular aqui no Centro Histórico”, destacou Val Macambira, que defendeu a maior presença de mulheres forrozeiras e de artistas iniciantes nos palcos, como forma de renovação do ritmo. No Largo Quincas Berro D’Água, a festa deste sábado foi comandada pela banda Coração Forrozeiro.

A programação do Pelourinho inclui trios nordestinos e grupos de forró pé-de-serra, com atrações dos credenciados do Ciclo Junino da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e shows apoiados pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Todas as atrações dos festejos juninos do Pelourinho são gratuitas.

A festa junina continua

Para forrozear neste domingo (28), as opções são os shows de Forró Laska Coco e de Jaqueline Damasceno, ambos às 17h, nos Largos Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, respectivamente. Na segunda (29) é dia de festejar São Pedro e encerrar o Ciclo de Festejos Juninos do Pelô. No Largo Pedro Archanjo, às 20h, tem o forró da Banda Marana. No Largo Quincas Berro D’Água, também às 20h, a festa fica por conta da banda Ceguera de dá Nó. E o forrozeiro Bruninho do Acordeon agita a noite de encerramento no Largo Tereza Batista, no mesmo horário.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br