Salvador: projeto ‘Música no Parque’ retorna com orquestra da Neojiba

Orquestra Neojiba participa do projeto 'Música no Parque'.

Orquestra Neojiba participa do projeto ‘Música no Parque’.

A primeira edição de 2015 do projeto Música no Parque acontece no próximo dia 6 de junho de 2015 e recebe a Orquestra Castro Alves (OCA), segunda formação do principal Núcleo de Gestão e Formação do NEOJIBA em um concerto que homenageia o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse ano, o Música no Parque volta à cena com novidades, passando a ser realizado no Parque Costa Azul (Salvador), sempre aos sábados, às 17 horas. A nova temporada realiza quatro apresentações, que irão acontecer até o mês de julho.

Consolidado na programação cultural de Salvador, o Música no Parque tem entrada franca e é um dos mais importantes projetos culturais realizados na capital. Com o patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda,e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o projeto apresenta programação diversificada, aberta a todos os ritmos e estilos musicais e tem o apoio cultural do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, com participação ativa na produção artística e cultural brasileira, da rádio Globo FM e da Secretaria Municipal de Cidade Sustentável. A realização é da Caderno 2 Produções.

Composta atualmente por 76 jovens músicos, a Orquestra Castro Alves (OCA) foi criada em 2010 e faz parte da segunda formação do principal Núcleo de Gestão e Formação do NEOJIBA. O grupo está em constante transformação por configurar um estágio preliminar de capacitação sob monitoria de membros da Orquestra Juvenil da Bahia.

Criado em 2007 como um dos programa prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano de educação musical criado em 1975, voltado a crianças e jovens de todas as camadas sociais. O NEOJIBA é uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia.

O Música no Parque segue alinhado com a proposta da Oi e de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, de garantir a democratização da cultura, por meio de shows com atrações locais e nacionais, sempre com entrada franca, para formar plateias e gerar oportunidades de trabalho para artistas e técnicos da cidade. O projeto é patrocinado pela Oi há oito anos.  Em 11 anos de atividades, o projeto alcançou a marca de 161 shows, prestigiados por uma plateia estimada em mais de 400 mil pessoas. O Música no Parque conta ainda com apoio do Portal iBahia, da Globo FM, Prefeitura de Salvador e Secretaria da Cidade Sustentável.

Sobre o Oi Futuro 

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém, no Rio de Janeiro, uma programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

Outras publicações

Correição afastou 1,3 mil funcionários irregulares do governo estadual da Bahia Um das ações moralizantes mais destacadas da gestão Jaques Wagner foi a instalação do Sistema de Correição Estadual, voltado para o controle da atuaçã...
Eleições 2014 – Bahia | Rui Costa, Alice Portugal, PT, PCdoB, PR e seu presidente são condenados a multas por propaganda antecipada Justiça Eleitoral multa Rui Costa. O recém-eleito ao cargo de governador da Bahia, Rui Costa, o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido da Repúbli...
Agenda Cultural Bahia recebe material em abril A Agenda Cultural Bahia, publicação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), recebe material de divulgação para a edição de maio até 9 de abr...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br