Prefeitura de Feira de Santana emite nota esclarecendo que comentários sobre instalação de radar em placas de sinalização é falsa

Radar instalado em Fortaleza é divulgado na internet como se fosse em Feira de Santana. Imagem circula nas redes sociais.

Radar instalado em Fortaleza é divulgado na internet como se fosse em Feira de Santana. Imagem circula nas redes sociais.

A instalação de fotossensores escondidos atrás de placa de trânsito, mostrada em fotografia que está circulando nas redes sociais, não aconteceu em Feira de Santana. O esclarecimento é do superintendente municipal de Trânsito, Francisco Júnior. Alguém, maliciosamente, lançou a imagem na internet com a falsa informação de que teria ocorrido neste município.

Um vídeo, publicado por um cinegrafista amador nas redes sociais, mostra que o fato ocorreu em Fortaleza, capital do Ceará (as imagens podem ser acessadas no link: https://www.youtube.com/watch?v=74vhtCEzI-0).

O superintendente da SMT também explica que os equipamentos mostrados na imagem são em pórtico e semi-pórtico, diferente dos que funcionam em Feira de Santana, que são instalados em coluna e de forma visível. “Além dos locais serem devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitida”, completa.

“Repudio toda e qualquer ligação dessa imagem a SMT de Feira de Santana”, reitera o superintendente de Trânsito, Francisco Junior.

Segundo caso

Este é o segundo fato do mesmo gênero registrado em menos de duas semanas. Há alguns dias, fotos de uma cobra dentro de um veículo repercutiu nas redes sociais com a falsa informação de que o fato teria sido flagrado em um ônibus do transporte coletivo local. Mas na verdade a mesma imagem ilustrou matérias de sites de Lauro Freitas, que noticiaram o ocorrido como um flagrante naquela cidade.

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.