Governo da Bahia conclui rodada de debates sobre o I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional debateu Plano Estadual da Bahia.

Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional debateu Plano Estadual da Bahia.

A Casa Civil do Governo da Bahia, através do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), concluiu, nesta terça-feira (02/06/2015), uma rodada de cinco consultas públicas ao I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN), com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada e saudável à população baiana. O último encontro aconteceu em Salvador, no Golden Park Hotel, e reuniu representantes da sociedade civil e do poder público dos Territórios Metropolitano de Salvador, Recôncavo, Litoral Norte e Agreste baiano.

Para contemplar os 27 Territórios de Identidade da Bahia, também foram realizadas audiências nas cidades de Feira de Santana (12 de maio), Itabuna (14 de maio), Senhor do Bonfim (19 de maio) e Ibotirama (21 de maio).

Durante o encontro, o secretário executivo do GGSAN, Flávio Bastos, apresentou as propostas do PLANSAN para apreciação e definição de ações prioritárias para cada Território de Identidade e para que os participantes apresentassem novas ideias. “O Plano é o principal instrumento de planejamento, gestão e execução da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e vem para implantar e consolidar iniciativas de diversas áreas, que impactam na segurança alimentar da população”, disse.

Flávio ainda destacou as conquistas alcançadas em relação ao acesso dos baianos a uma alimentação adequada, fruto de um trabalho integrado entre os governos federal, estadual e municipais. “De 2007 para cá, aumentamos significativamente o número de domicílios em situação de segurança alimentar e nutricional. Melhoramos muito, mas sabemos que ainda há um longo caminho a ser trilhado e, para isso, precisamos do esforço de todos”.

Para a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar e Nutricional da secretaria estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Rose Pondé, a segurança alimentar e nutricional é um tema real dentro da atual gestão do governo. “Nos preocupamos em dar uma alimentação adequada à população, articulando estas ações ao fortalecimento da agricultura familiar. Encontros como estes são um retratado da nossa dedicação”, afirmou.

Desafios – O PLANSAN é pautado para superar desafios estratégicos, definindo ações prioritárias. Superar a segurança alimentar grave, ampliar o acesso à terra, fortalecer a agricultura familiar de base agroecológica e a economia solidária, garantir o acesso a água e a promoção de uma alimentação saudável estão entre os principais desafios do Plano.

Conferência Nacional – Durante as audiências, os presentes também estão sendo convidados para participarem das etapas municipais, territoriais e estadual da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo tema é “Comida de Verdade no Campo e na Cidade” e acontecerá em agosto deste ano.

viaGoverno conclui rodada de debates sobre o I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – diretor@jornalgrandebahia.com.br – E-mail de Jornal Grande Bahia.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br