Governo da Bahia assegura recursos para promoções de professores das universidades estaduais

Após mais uma rodada de negociação com as Associações de Docentes das universidades estaduais, os representantes das secretarias de Administração, da Educação e de Relações Institucionais afirmaram que o Governo da Bahia vai disponibilizar recursos para atender as promoções dos professores. Nova reunião com o movimento está agendada para a próxima terça-feira (16/06/2015), na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para a análise final da proposta de promoções e também do projeto de nova Lei apresentado pelo Governo, que revoga a Lei nº 7176 e confere maior autonomia às universidades.

“O Governo disponibilizará recursos orçamentários para a concessão das promoções previstas na proposta de remanejamento de vagas do magistério, sem comprometer o orçamento de custeio e o investimento das universidades”, disse o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, Adriano Tambone.

Vale registrar que esses recursos serão complementares ao orçamento já garantido pelo Governo da Bahia para as universidades estaduais em 2015,  que teve um aumento de 10,3% em relação ao do ano passado, totalizando R$ 1.126.500 bilhão

Reitor da UNEB participa de reunião com Comando de Greve docente

O Reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho, a Vice-Reitora, professora Carla Liane, a Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) e a Comissão de Mediação Interna se reuniram com o Comando de Greve docente e com discentes durante a tarde de quarta-feira (11), na Reitoria da Universidade, no Campus I, em Salvador.

Durante o encontro, os gestores escutaram as demandas apresentadas pelos professores e estudantes, e o Reitor recebeu e assinou documentos com as pautas internas dos dois segmentos.

Dentre os pontos de pauta comuns estiveram a construção de creches, de residências universitárias, de restaurante universitário (RU) no Campus I, a regionalização do serviço médico interno, a ampliação das bolsas voltadas para docentes e discentes, e do quadro de vagas dos professores.

Após o momento de escuta das demandas, o professor Bites e a professora Carla Liane falaram aos docentes e discentes, e manifestaram respeito às pautas apresentadas pelo Comando de Greve.

O Reitor reafirmou o compromisso assumido pela Gestão Universitária de consolidação dos princípios de transparência, do acesso, da inclusão e permanência de todos os segmentos na Universidade e da qualificação das políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A reunião consistiu no quinto momento de encontro entre a Gestão Universitária e o Comando de Greve desde o início da greve deflagrada pelos professores das Universidades Estaduais da Bahia. A Comissão de Mediação Interna criada pela Administração Central e Setorial da UNEB esteve presente em quatro dessas oportunidades.

.

 

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br