Forró no Centro de Abastecimento de Feira de Santana objetivou reafirmar cultura como valor imaterial

Forró da Cultura valoriza raízes culturais no Centro de Abastecimento. O evento foi organizado pela Associação dos Artesãos de Feira de Santana.

Forró da Cultura valoriza raízes culturais no Centro de Abastecimento. O evento foi organizado pela Associação dos Artesãos de Feira de Santana.

O clima de São João tomou conta do Centro de Abastecimento, em Feira, na manhã desta segunda-feira (22/06/2015), com o Forró da Cultura. O evento foi organizado pela Associação dos Artesãos de Feira de Santana. Realizado na área de artesanato do Centro de Abastecimento, o Forró da Cultura mobilizou amantes e agentes culturais da cidade para evidenciar a diversidade cultural feirense. A animação ficou por conta do sanfoneiro Bié e seus Oito Baixos que contou participações especiais de Nenem do Acordeon, Bruno Bezerra, Gilsam e Jorge de Angelica. Além da apresentação musical, durante foram apresentadas algumas intervenções culturais de grafitti dos grafiteiros Charles e Kbeça do grupo H2F.

O deputado Zé Neto falou da alegria de participar diretamente da realização de um evento que representa a preservação das raízes e cultura nordestina. “Estou Super feliz e contente com o resultado do Forró da Cultura que atraiu figuras populares da cidade, que inovou e valorizou aquela área. O forró trouxe na música de Bié, a grande marca sertaneja que reside dentro de cada um feirense. Sem contar com a diversidade cultural que o evento agregou com a turma do grafitti, a turma da capoeira e outras representações culturais que estiveram presentes. Primeiro ano desse forró. Vamos adiante, próximo ano tem mais. Vamos valorizar a cultura de feira, o Centro de Abastecimento, o artesanato… Valorizar as nossas raízes. Que tenhamos um  São João de paz e se beber, não dirija”, disse.

A secretária da Associação dos Artesãos de Feira de Santana Lucimar Jorge agradeceu a parceria do deputado Zé Neto na realização do forró e elogiou o modelo que agregou a diversas manifestações culturais.  “A intenção do nosso deputado Zé Neto foi bem vinda, a associação agradece. São João é tradição, e tradição é cultura. Para mim, a cultura não se restringe apenas a musica, mas a pintura, ao fazer. Este evento para nós da associação representa essa visão e só vem agregar mais”, destacou.

O grafiteiro Kbça destacou a importância do evento, sobretudo, devido a escolha do local para realização. “O Centro de Abastecimento faz com que qualquer artista absorva a identidade tipicamente do sertão. Movimentos como estes têm de ser intensificados para que cada vez mais, pessoas da cidade visitem e conheçam este espaço”, disse.

Para o grafiteiro Charles ter mais momentos como estes é interessante para valorizar e aumentar a visibilidade do local. “O Centro de Abastecimento é um local importante para a cultura de Feira porque intensifica a identidade nordestina. Eu como artista absorvi bastante essa identidade, visitei os boxes de artesanato que me levou a ter uma boa ideia para me expressar através do grafite. Esse espaço é nossa identidade, a cultura popular tem de ser respeitada e mais valorizada”, revelou.

Durante o forró passaram para prestigiar a festa autoridades, representantes de órgãos do governo, visitantes do centro de abastecimento e representantes de segmentos culturais.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br