Festejos juninos 2015: Prefeitura de Feira de Santana apresenta programação com 100 horas de forró

Prefeitura de Feira de Santana preparou programação especial para os festejos juninos nos distritos.

Prefeitura de Feira de Santana preparou programação especial para os festejos juninos nos distritos.

O fole vai começar a roncar neste domingo (21/06/2015), na grande maratona de forró que é o Arraiá da Feira. Serão quase 100 horas de forró, somadas as apresentações nos quatro pólos de festança. A animação vai ficar por conta de 45 atrações.

Todos os caminhos no início da próxima semana levarão os “caçadores de arraiá” para os distritos de Maria Quitéria, onde acontece o tradicionalíssimo São João de São José, e para Tiquaruçu; depois, a partir de sexta-feira, 26, para Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira, que animadamente comemoram o São Pedro. Além da boa comida e bebidas típicas do período, os palcos serão ocupados por atrações regionais e nacionais, garantia de arrasta pé de qualidade.

Alguém duvida que os festejos juninos é a festa das festas para os feirenses? No município, o São João e o São Pedro são festejados em quatro pólos distintos. É festa que não acaba mais – exceto na quinta-feira, 25, todos os dias da próxima semana a zabumba vai ser castigada em algum local – às vezes em dois, ao mesmo tempo, do território da terra de Maria Quitéria.

Se somarmos, são 15 dias de festa na cidade e na zona rural.  É hora de forró que não acaba mais. Os festejos juninos em Feira foram iniciados no Arraiá do Comércio, que neste ano durou nove dias, e lotou a praça João Barbosa de Carvalho, nome oficial da praça do Fórum. No grande arraiá urbano apenas se apresentaram grupos regionais, também conhecidos como pé-de-serra. Além da música, muita comida para repor as energias perdidas no grande salão de dança, e o licor para deixar o salão ainda mais animado.

Depois de alguns dias de descanso, para curar os calos derivados do arrasta-pé, a festança vai recomeçar nos distritos de Maria Quitéria e Tiquaruçu, onde se apresentarão grandes nomes do forró, com expressão nacional e regional. Uma verdadeira maratona musical. Serão mais quatro noites ao som afinado da sanfona.

Em Maria Quitéria, com seus quase 40 anos de história, a festa começa no dia 21 e vai até o dia 23, com atrações de peso e garantia de público, como Aviões do Forró, Chambinho do Acordeon – que ficou nacionalmente conhecido por interpretar Luiz Gonzaga no filma biográfico do cantor e compositor que sintetizou a alma sertaneja -, Luan Estilizado – que levou a música nordestina para o Super Star, programa da Rede Globo -, e a sensualidade da banda paraibana Magníficos, mais atrações locais.

Ao mesmo tempo, em Tiquaruçu, o palco será ocupado por Timbaúba, Vaqueirama, Beto Cardoso, Xote Garoto, Xote Perfumado, entre muitas outras atrações.  E neste ano a festa acontece nos dias 23 e 24 – e o feriado promete ser o mais animado dos festejos.

A maratona será reiniciada em Jaíba, com Jaiperi, João Almeida, Arreio de Ouro e Caracu com Ovo, entre outros, e em Bonfim de Feira, que terá como atrações Seu Maxixe, Adriano Reis, Nenem do Acordeon e Os Clones, no dia 26 e prossegue no dia seguinte.  Haja energia para gastar nos arrasta-pés.

Em Humildes serão três dias de forró e sertanejo – começa no dia 26 e vai até o dia 28.  Michel Teló será a grande atração de um dos mais animados São Pedro de toda a região. Por lá também passarão Filomena Bagaceira, Catuaba com Amendoim, Zezinho da Ema, França, Capim Molhado. Ao todo serão 12 atrações, apenas em Humildes.

Como chegar aos distritos

MARIA QUITÉRIA – pegar a BR 116-Norte e percorrer cerca de 15 quilômetros, a partir do centro da cidade. Depois seguir à esquerda e percorrer cerca de dois quilômetros. O trânsito no distrito é controlado neste período devido a grande quantidade de veículos. Mas vários estacionamentos rotativos são criados nas chácaras próximas.

TIQUARUÇU – distante cerca de 30 quilômetros do centro de Feira de Santana, para chegar ao distrito deve-se pegar a BR 116-Norte, pouco antes da Balança da rodovia entrar à direita numa estrada de terra batida, com mais de dez quilômetros de extensão, que está em boas condições de tráfego.

BONFIM DE FEIRA – para chegar ao distrito, deve-se seguir pela BR 116-Sul. Cerca de oito quilômetros depois, entrar na Estrada do Feijão, a BA 052. Alguns quilômetros adiante, seguir pela estrada asfaltada à esquerda. A sede fica cerca de 12 quilômetros depois.

JAÍBA – mais próximo distrito do centro da cidade, o motorista deve seguir pela avenida Sérgio Carneiro – a BA 503 e percorre poucos quilômetros para chegar ao local onde é montado um dos quatro arraiás para o São Pedro.

HUMILDES – são duas opções principais para chegar ao distrito, que fica a aproximadamente 15 quilômetros do centro de Feira de Santana. A primeira é pela BR 324, depois entra por uma estrada asfaltada. A outra é pelo bairro Limoeiro, cuja distância é um pouco menor. A estrada é asfaltada. Há também a opção pela BR 101 – neste caso o motorista segue até o viaduto sobre a BR 324 e entra à direita. O problema é que a distância aumenta consideravelmente.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br