Feira de Santana: debate com a Viabahia e comunidade de Ipuaçu define investimentos

Reunião com deputado Zé Neto debate investimentos da Viabahia.

Reunião com deputado Zé Neto debate investimentos da Viabahia.

Com objetivo de discutir a passarela que está sendo construída no Km7, em Ipuaçu, e o retorno na Estrada do Feijão, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, promoveu, na manhã desta sexta-feira (19/06/2015), uma reunião ampliada com a comunidade e a Via Bahia. O evento debateu ainda a construção de uma nova passarela na sede de Ipuaçu. Fizeram parte da mesa de discussão Carlos Bonini, gerente de Comunicação da ViaBahia; Eliane Kátia, coordenadora da Direc; o gerente regional da Embasa Raimundo Neto; Zé Grande do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; o vereador Beldes Ramos, representando a Câmara de Vereadores; os secretários municipais Carlos Brito, Roberto Tourinho e Ebenezer Tuy; e José Abreu representando a comunidade local.

A demanda acerca da passarela foi pautada com o deputado Zé Neto e desde então o mandato tem acompanhado e se colocado à disposição para fazer as interlocuções necessárias. Além de reuniões com a ViaBahia, Zé Neto esteve em Brasília, em novembro de 2014, para cobrar da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a autorização para a execução do projeto.

“A comunidade fez manifestações pela construção da passarela, a reclamação é legítima, pois temos uma situação muito delicada. As pessoas estão atravessam a pista, os carros estão fazendo o retorno da pista de faixa dupla amarela, situação que aponta para uma tragédia. Daí iniciamos uma conversa com a ViaBahia para tentar resolver esses gargalos, procurar saída para a situação. Firmamos um compromisso de tentar resolver as coisas com mais sensatez e com mais diálogos, e por isso pedimos que a ViaBahia trouxesse os representantes para conversar com a comunidade”, disse o deputado.

O gerente de comunicação da ViaBahia Carlos Bonini falou sobre a interlocução do deputado Zé Neto na reivindicação da execução das obras e informou que já têm previsão de entrega. “O deputado Zé Neto nos procurou e nos colocamos a disposição. Com a aprovação da ANTT, iniciamos a construção passarela no Km7. Estão sendo construídas as rampas de acesso, colocação de iluminação, vegetação e acessibilidade. A obra já está em fase de conclusão e a previsão é que até o final do mês de julho a passarela seja entregue”, disse.

Com relação à alça de retorno da Estrada do Feijão, Bonini salientou que falta pouco para que a obra seja iniciada. “A alça do Feijão possibilitará o retorno mais próximo sem necessidade de vir em Ipuaçu fazer o retorno. Isso já está certo, os engenheiros de trecho e supervisor estão aqui hoje. O projeto da alça do feijão já está na ANTT para finalização e aprovação para que a ViaBahia execute. Independente disso já iniciamos a recuperação  do viaduto e a reforma da área que vai receber essa alça. Nós temos um prazo para finalizá-la no final de setembro e início de outubro deste ano”, informou.

Carlos Bonini explicou ainda sobre a situação da passarela que será construída na sede de Ipuaçu, que assim que resolver a questão das desapropriações das quatro residências será iniciada. “Em Ipuaçu nós temos um projeto aprovado e empresa contratada para fazer a passarela, o que impede de iniciar as obras são as residências que estão dentro da área de concessão da ViaBahia, no sentido sul da rodovia, onde a passarela deve ser construída. Nós estamos conversando com os proprietários e,  tão logo isso seja resolvido, vamos dar inicio à construção das obras”, disse.

Durante a reunião, a comunidade pode fazer questionamentos e esclarecer dúvidas sobre os projetos de intervenções que estão sendo realizados nas localidades. Na ocasião, o mandato de Zé Neto se colocou à disposição enquanto Governo do Estado, para colaborar, no sentido de auxiliar a execução dessas importantes intervenções por parte da ViaBahia.

Ampliação de abastecimento de água

Além da construção da passarela e da alça de retorno, outro assunto de interesse da comunidade foi discutido durante a reunião. Presente na mesa de discussão, o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, falou sobre a obra de Ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do distrito de Ipuaçu, que está praticamente concluída. A obra contempla uma nova estrutura de captação de água na Barragem de Pedra do Cavalo, adutoras de água bruta e tratada, estações elevatórias (conjunto de bombas), reformulação e ampliação da rede de distribuição e reservatórios e estação de tratamento de água com capacidade para tratar 18,9 litros por segundo.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br