Exultante, prefeito de Feira de Santana anuncia início das obras do BRT com as presenças do governador Rui Costa e do ministro Gilberto Kassab

Com ar triunfante, prefeito José Ronaldo de Carvalho anuncia início das obras do BRT com as presenças do governador Rui Costa e do ministro Gilberto Kassab.

Com ar triunfante, prefeito José Ronaldo de Carvalho anuncia início das obras do BRT com as presenças do governador Rui Costa e do ministro Gilberto Kassab.

Após o discurso, José Ronaldo concedeu entrevistas aos programas de rádio da cidade.

Após o discurso, José Ronaldo concedeu entrevistas aos programas de rádio da cidade.

Exultante, define o momento vivido pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), ao apresentar dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) sobre a Gestão Fiscal (IFGF) do município, e ao comunicar que na segunda-feira (29/06/2015), no Bairro Sítio Novo, com as presenças do governador da Bahia, Rui Costa; e do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab serão iniciadas, oficialmente, as obras do Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT).

Durante os 37 minutos em que discursou, na sede do paço municipal, na sexta-feira (26/06/2015), José Ronaldo manteve-se sereno, com ar triunfante. A administração municipal, segundo fontes, teve que refutar 13 movimentações processuais, entre representações e ações, que contestam a implantação do BRT. Em resposta aos questionamentos, o prefeito afirmou que todo o processo com relação a implantação do BRT foi chancelado pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Caixa Econômica, e Ministério das Cidades.

Observa-se que, todavia, não tenha abordado o tema, entre a concepção inicial do projeto do BRT, e a atual execução, foram feitos ajustes com a finalidade de atender demandas da população. O fato do sistema começar a ser implantado em um bairro periférico, de baixa renda e elevada densidade populacional, comprova a observação.

Não obstante, o prefeito demonstra sensibilidade social para compreender que um equipamento de transporte de massa apenas se justifica se ele puder atender aos setores da sociedade que mais necessitam. Neste aspecto, Ronaldo acerta ao ouvir as críticas e proceder os ajustes.

Investimentos na saúde

Ao lado da secretária da Saúde, Denise Mascarenhas, o prefeito discorreu dados que indicam o elevado investimento municipal, cerca de 26%, no setor. Ele destacou, também, que os exames clínicos e laboratoriais não ultrapassam 20 dias, entre a requisição do médico, ou solicitação do paciente, e o momento em que o procedimento ocorre.

Críticas ao Congresso

Outro aspecto abordado no discurso do alcaide foi com relação a atuação do Congresso Nacional. José Ronaldo relatou a dificuldade que os municípios tem ao implementar equipamentos e programas federais. Segundo o prefeito, o Congresso Nacional aprova Leis transferido responsabilidades para os gestores municipais, mas os recursos para garantir a operação dos equipamentos e programas não ocorrem, e quando ocorrem são insuficientes para garantir a manutenção da atividade, e ou do equipamento.

Ronaldo observou que o Congresso Nacional deve agir com maior responsabilidade, porque as Leis aprovadas tem ampliado a dificuldade em administrar os municípios. Ele citou, inclusive, que diversos municípios tem recusado participar de programas, ou de receber recursos para construção de equipamentos em decorrência do fato dos gestores não terem recursos suficientes para a manutenção de novas atividades.

Leia +

Feira de Santana é destaque nacional no índice Firjan de gestão fiscal

Confira áudio do discurso

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.