Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 23 de junho de 2015

O presidente do Instituto Pensar Feira Edson Piaggio será  o anfitrião para um encontro  de dirigentes  da instituição com o secretario  municipal de Relações Interinstitucionais Sergio Carneiro.

O presidente do Instituto Pensar Feira Edson Piaggio será o anfitrião para um encontro de dirigentes da instituição com o secretario municipal de Relações Interinstitucionais Sergio Carneiro.

Curtindo os festejos do São João numa das  fazendas  da família, Maria Tereza e a mamãe  Sylvia Oliveira.

Curtindo os festejos do São João numa das fazendas da família, Maria Tereza e a mamãe Sylvia Oliveira.

O maitre Dilton Argolo e o chef de cozinha Wagner  preparando  novidades para o segundo semestre do ano  no Vitrô Restaurante, em Feira de Santana.

O maitre Dilton Argolo e o chef de cozinha Wagner preparando novidades para o segundo semestre do ano no Vitrô Restaurante, em Feira de Santana.

MPF  recomenda  Libras

O Ministério Público Federal, em Feira de Santana recomendou, às instituições privadas de ensino superior no município, que disponibilizem intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), quando houver presença de deficiente auditivo durante as aulas e processos seletivos. A recomendação foi expedida na última terça-feira, (16/06/2015), pelo procurador da República Samir Cabus Nachef Junior. A recomendação teve como base o Decreto nº 5.626/2005, que dispõe que as instituições de ensino devem implementar medidas para assegurar aos alunos com deficiência auditiva o acesso à comunicação, informação e educação, além de garantir atendimento educacional especializado a esses alunos. Por meio de inquérito civil foi constatado, ainda, que algumas universidades e faculdades não estavam disponibilizando intérprete de Libras aos estudantes ou estavam cobrando valores adicionais para que houvesse o serviço. Conforme recomendado pelo órgão, os intérpretes de Libras devem ser disponibilizados sem a cobrança de valores adicionais. Em relação aos processos seletivos, no ato de inscrição, as instituições devem permitir que os inscritos possam solicitar auxílio de intérprete de Libras, independentemente da forma de aplicação das provas.

Dia do Homem

O modelo Marlon Teixeira apresenta ao mercado masculino, a nova fragrância de O Boticário Quasar Evolution,lançada especialmente para as comemorações do Dia do Homem. A novidade é apresentada em campanha criada pela AlmapBBDO, trazendo referências de cinema. O lançamento está disponível nos 3.710 pontos de venda, no e-commerce e por meio das revendedoras de O Boticário.

Vem ver reservas aquíferas

Quatro estudantes norte-americanas da City University of New York (Cuny), EUA, participam, até 1º de agosto de 2015, de atividades   do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana . São elas  Latisha Elijio,  Melika Riley, Sheri Reid e Finola Fung-Khee, que estão em  formação nas áreas de Engenharia Ambiental, Biologia e Geologia e também vão realizar viagens de campo além de receber aulas de Português Instrumental. As alunas, que vieram acompanhadas pelo professor doutor Claude Brathwaite, foram recepcionadas na tarde de segunda-feira,15, pelo reitor da Uefs, Evandro do Nascimento Silva. Na oportunidade, Melika Riley e Latisha Elijio, que pesquisam temas relacionados à água, afirmaram que a estada no Brasil é uma oportunidade ímpar de conhecer uma das mais importantes reservas aquíferas do planeta, tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1986. De acordo com o reitor Evandro do Nascimento, o intercâmbio faz part de convênio firmado há três anos entre a Uefs e a Cuny. A parceria prevê colaboração em projetos de pesquisa, além do intercâmbio de estudantes e professores da Uefs nos Estados Unidos a partir de 2016.

Café da  tarde

A diretoria do Instituto Pensar Feira, promoverá  um encontro com o ex-deputado federal e atual secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro, para um café regado a um bate-papo com uma pauta aberta sobre assunto relevantes para o desenvolvimento sustentável de Feira de Santana, a exemplo: Plano Diretor, mobilidade urbana, ocupação dos espaços públicos, saneamento básico, os cuidados com a nossas áreas de preservação ambiental, a definição do entorno da Barragem de Pedra do Cavalo, etc. O encontro está marcado para o próximo dia 30, terça-feira, às 17:00 Horas, na sede do Instituto Pensar Feira, edifício Mutiplace, oitavo andar, sala 804. O anfitrião será o seu  presidente e empresário Edson Piaggio.

*Por Ingrid Larangeira

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio Larangeira de 25 de março de 2010 Amanhã, Feijoada Feira NoiteDia Sob a animação da banda Negra Cor e o Trio Universitário, o cronista da cidade José Carlos Pedreira, o querido Zé Coi...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 14 de maio de 2015 Secretario Ildes Ferreira, do Desenvolvimento Social, satisfeito com a performance do projeto Feira Solidaria. Pecuarista Clailton Mascarenhas qu...
Coluna de Antônio José Larangeira de 03 de novembro de 2015 O prefeito José Ronaldo de Carvalho prestigiou com sua presença a premiação dos alunos da rede municipal de ensino, agraciados com o Prêmio ArcelorMi...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.