Com 9 Km de extensão e R$ 87 milhões em investimento, ministro Gilberto Kassab, governador Rui Costa e prefeito José Ronaldo autorizam construção do BRT em Feira de Santana

Governador Rui Costa, prefeito José Ronaldo e o ministro Gilberto Kassab apresentam a ordem de serviço para início das obras do BRT de Feira de Santana.

Governador Rui Costa, prefeito José Ronaldo e o ministro Gilberto Kassab apresentam a ordem de serviço para início das obras do BRT de Feira de Santana.

Governador Rui Costa cumprimenta populares de Feira de Santana.

Governador Rui Costa cumprimenta populares de Feira de Santana.

As obras para a construção do BRT (Bus Rapid Transit) de Feira de Santana, no Bairro Sítio Novo, foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (29/06/2015), após assinatura de ordem de serviço dada pelo governador Rui Costa, pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), e pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM). O sistema de transporte, que deve ser concluído em janeiro de 2017, vai beneficiar 56 mil passageiros que atualmente utilizam o tradicional serviço de ônibus.

Discursos

Presente ao evento, o senador Otto Alencar (PSD) iniciou o discurso destacando que os investimentos federais ocorrerem independente da filiação partidária ou ideológica do prefeito. Ele destacou que a presidenta Dilma Rousseff determina que os investimentos federais ocorram onde o povo precisa, independente de quem esteja no comando da prefeitura.

Segundo a discursar, o prefeito José Ronaldo comentou sobre o esforço para viabilizar o investimento, informando que não é apenas um novo serviço de transporte público que é implantando, mas que investimentos no sistema de drenagem pluvial, e pavimentação de vias também ocorrerão. O prefeito avaliou que o atual serviço de transporte público apresenta baixa qualidade, e que a administração trabalha com a finalidade de contratar novas empresas.

O ministro Gilberto Kassab, ao discursar, comentou que o BRT é mais uma obra que é resultado da parceria entre os governos estadual e federal com o município de Feira de Santana. “A responsabilidade do Governo Federal é com os mais necessitados. Temos o entendimento de que se o Governo não estiver próximo aos municípios, as grandes obras, como a do BRT, não seriam possíveis. Um bom exemplo é no campo da habitação com o Programa Minha Casa, Minha Vida, que aqui em Feira [de Santana] já entregou 39 mil unidades habitacionais contratadas”, lembrou Kassab.

Último a discursa, o governador Rui Costa avaliou que o BRT vai trazer melhorias na qualidade de vida da população. “Considero muito positiva a implementação do BRT. Com ele, as pessoas vão perder menos tempo no trânsito e ter mais tempo para suas atividades. Sem contar que terão mais conforto e segurança com o novo modal”, destacou.

Corredores viários

O BRT contará com dois corredores – Av. João Durval, com 4,8 quilômetros de extensão, e o Av. Getúlio Vargas, com 4,45 quilômetros, totalizando 9,25 quilômetros que vão ligar três terminais, também parte do projeto. Ao todo, 20 ônibus especiais, com acessibilidade, GPS, ar-condicionado e capacidade para atender até cem passageiros, por viagem, vão circular pelos corredores exclusivos. A construção conta com um investimento de aproximadamente R$ 87 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal.

Avaliação positiva

De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Ebenezer Tuy, com a construção do BRT, toda a cidade será interligada. “Já temos os terminais do Norte, Sul e Central. Depois da obra concluída vamos ter mais três, que serão fundamentais para que a acessibilidade melhore em Feira de Santana”, explicou.

Para a feirense Vilma Soares, a principal reclamação da comunidade atualmente é a falta de agilidade do transporte. “Com o BRT, a população não vai ter mais esse problema e vai passar a ter economia de tempo, segurança e conforto na cidade”, afirmou.

Confira imagens do evento

Loading Images
wpif2_loading
Governador Rui Costa assinam ordem de serviço para início das obras do BRT de Feira de Santana
Governador Rui Costa cumprimenta populares de Feira de Santana
Governador Rui Costa discursa sobre início das obras do BRT e investimentos em Feira de Santana
Governador Rui Costa discursa sobre início das obras do BRT e investimentos em Feira de Santana
Governador Rui Costa discursa sobre início das obras do BRT e investimentos em Feira de Santana
Governador Rui Costa, prefeito José Ronaldo e o ministro Gilberto Kassab apresentam a ordem de serviço para início das obras do BRT de Feira de Santana
Ministro Gilberto Kassab assina ordem de serviço para início das obras do BRT de Feira de Santana
Prefeito José Ronaldo assina ordem de serviço para início das obras do BRT de Feira de Santana
Senador Otto Alencar, Ministro Gilberto Kassab, e o governador Rui Costa
 

 

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br