Cessão de área da Ceplac consolida implantação da Universidade Federal do Sul da Bahi

Cessão de área da Ceplac consolida a implantação da UFSB.

Cessão de área da Ceplac consolida a implantação da UFSB.

Cessão de área da Ceplac consolida a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) deu um passo importante com a assinatura, nesta terça-feira (09/06/2015), do Termo de Cessão de um terreno da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão do Ministério da Agricultura.

A área de 37 hectares, localizada nos municípios de Itabuna e Ilhéus, vai ser utilizada para a instalação da reitoria e do campus Jorge Amado, abrigando laboratórios, sala de aulas e demais estruturas do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, do Centro de Formação em Tecnociências e o Centro de Formação em Agroflorestais.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, que representou o governador Rui Costa na solenidade, destacou ser “este um momento histórico para o sul da Bahia, já que a educação é o caminho para a retomada do desenvolvimento regional”.

Segundo o secretário, “o Governo do Estado trabalha para que o conhecimento acadêmico seja revertido em benefício da comunidade, incentivando a adoção de tecnologias que atendem demandas como a verticalização da cadeia produtiva do cacau, com a produção de chocolate, a agroecologia e a capacitação do setor de serviços”.

Ações integradas

O reitor da UFSB, Naomar Almeida, afirmou que “a cessão do terreno pela Ceplac vai agilizar a instalação dos equipamentos, que incluem um polo de tecnologia”. Ele disse que “a universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do sul da Bahia” e defendeu ações integradas pelos governos federal e estadual e a sociedade organizada, a exemplo do Programa Todos pela Educação, que tem a UFSB como parceira.

Além da área cedida pela Ceplac, a Universidade Federal do Sul da Bahia vai dispor de mais 40 hectares doados pela Prefeitura de Itabuna e outros 40 hectares pela Prefeitura de Ilhéus, totalizando 117 hectares para o campus Jorge Amado.

Outras publicações

Ex-reitor da Uefs Josué da Silva Mello é cidadão da Cidade de Salvador Josué da Silva Mello recebe título de 'Cidadão da Cidade de Salvador'. Num clima de muita emoção do público presente e de descontração por parte do ...
Secretaria anuncia mais recursos para Projeto Fanfarras Escolares Estudantes, professores e gestores da rede estadual de ensino vivenciaram, na tarde desta quarta-feira (16/06/2010), um resgate cultural com a cerimôn...
Chagas espera que decisões do Conselho Nacional de Educação pautem Poder Público Discussões da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae) ocorrem até domingo em Brasília. As deliberações da 2ª Conferência Nacional de Educação (C...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br