Cachoeira é sede do Governo do Estado pelo oitavo ano consecutivo

Desfile Cívico do 25 de junho em Cachoeira.

Desfile Cívico do 25 de junho em Cachoeira.

Pelo oitavo ano consecutivo, o município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, é a sede do Governo do Estado, por um dia. A cerimônia de transferência começou na manhã desta quinta-feira (25/06/2015), na frente da Câmara Municipal, com o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, maior autoridade militar presente, passando em revista pela tropa.

Em seguida, sob o som do Hino Nacional, as bandeiras de Cachoeira, do Brasil e da Bahia foram hasteadas pelo presidente da Câmara Wendel Chaves, pelo prefeito de Cachoeira, Carlos Menezes, e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, respectivamente. O hasteamento marcou a instalação de Cachoeira como sede do Governo. Após a execução do hino ao 2 de Julho, as autoridades visitaram a exposição comemorativa dos 190 anos da Polícia Militar e participaram, na igreja matriz, do tedeum, que é um ato religioso que celebra o heroísmo dos que lutaram e deram suas vidas em prol da independência brasileira.

Na oportunidade, o secretário Bruno Dauster representou o governador Rui Costa. “É um local onde marcamos de maneira muito clara a importância e a luta da Independência do Brasil. Cachoeira foi o berço desta independência, se antecipando ao 7 de Setembro, e iniciando uma luta que só foi concluída com a efetiva independência do país”. A transferência de sede no dia 25 de junho ocorre com base na lei 10.695/07. A norma ressalta a importância da cidade na independência do país, já que, nesta data, em 1822, os moradores do município iniciaram as lutas pela independência, que culminaram com a batalha final de 2 de julho de 1823.

O governador Rui Costa não compareceu à cidade de Cachoeira, como estava programado, em razão do nascimento da filha Malu, que ocorreu à 1h49 desta quinta-feira. Ela e a mãe, a primeira-dama Aline Peixoto, passam bem.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br