Associação dos Produtores de Leite do Estado da Bahia e laticínio firmam acordo comercial intermediado pela SDR

Produtores de Leite do Estado da Bahia firmaram parceria com o Laticínio Davaca.
Produtores de Leite do Estado da Bahia firmaram parceria com o Laticínio Davaca.
Produtores de Leite do Estado da Bahia, (Bahialeite) firmou parceria com o Laticínio Davaca.
Produtores de Leite do Estado da Bahia firmaram parceria com o Laticínio Davaca.

Com intermediação da SDR/SUAF, a Associação dos Produtores de Leite do Estado da Bahia (Bahialeite) firmou parceria com o Laticínio Davaca, localizado no município de Ibirapuã, extremo sul baiano, visando fortalecer a cadeia produtiva do leite de agricultores familiares dos territórios Piemonte do Paraguaçu, Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano. O acordo foi firmado durante reunião, realizada na sede da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

O comprometimento na comercialização ocorreu devido à suspensão da compra de leite por uma fábrica na região de Itabuna, gerando problemas na cadeia produtiva de leite na Bahia. Agora, a Bahialeite terá a responsabilidade de organizar a captação do leite e a logística, utilizando um entreposto na cidade de Ipirá. Inicialmente, serão captados 18 mil litros de leite por dia e, a cada dois dias, uma carreta transportará os 36 mil litros de leite para o laticínio.

Segundo o superintendente da SUAF, Marcelo Matos, a parceria visa ajudar a reduzir o impacto da falta de comprador de leite na região, trazendo prejuízo aos agricultores familiares. “É papel do Estado ajudar a solucionar problemas como esse. Muitos produtores estão recebendo valores abaixo do que o praticado no mercado por seu leite e, em alguns casos, eles não têm nem a quem vender. Esse também é nosso papel”.

Além desse acordo comercial, outros assuntos como a alimentação animal, a necessidade da modernização do processo de produção, com a aquisição de equipamentos, os efeitos da seca também foram tratados no encontro.

Na reunião, estavam presentes, além do superintendente da Agricultura Familiar, Marcelo Matos, o diretor executivo dos Laticínios Davaca, Lutz Rodrigues, o presidente da Bahialeite, Danilo Reis, o diretor presidente da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB), Gianpiero Libório do Credico, o consultor técnico do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Antônio Magalhães e o encarregado de logística da Bahialeite, André Luís Guimarães.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141316 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário