Ampliação do Conjunto Penal de Paulo Afonso gera mais de 200 vagas

Governo da Bahia inaugura ampliação do Conjunto Penal de Paulo Afonso.

Governo da Bahia inaugura ampliação do Conjunto Penal de Paulo Afonso.

O Conjunto Penal de Paulo Afonso, que atende a cerca de 15 municípios do sertão baiano, recebeu mais 228 vagas, superando a demanda da região, que necessitava de cerca de 100 lugares. A ampliação foi inaugurada nesta segunda-feira (29/06/2015) pelo secretário estadual de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, e autoridades municipais.

A obra recebeu R$ 9 milhões de investimentos, com recursos próprios do Governo do Estado. “É uma obrigação nossa dar o tratamento digno para aqueles que cumprem penas ou esperam a decisão da justiça. O objetivo é retirar os presos de delegacias e acomodá-los, dentro das possibilidades, com maior comodidade”, disse o governador Rui Costa. De acordo com o ele, nos próximos meses, serão entregues mais de quatro mil vagas em todo o estado.

Com a ampliação, será possível atender também a pequenas carceragens policiais de cidades vizinhas e que pertencem à comarca de Paulo Afonso. As novas vagas estão distribuídas em três pavilhões – um deles para uma cozinha moderna e refeitório, seguindo padrões de arquitetura e engenharia prisional.

O conjunto penal, que possuía 210 vagas, agora passa a contar com 438 lugares. “O objetivo do Governo do Estado é humanizar e modernizar o sistema carcerário, ampliando a quantidade de vagas  e esvaziando as carceragens de delegacia, dando um tratamento melhor para os presos no nosso estado”, explicou o secretário Nestor Duarte.

A comarca do Conjunto Penal de Paulo Afonso atende aos municípios de Abaré, Antas, Canudos, Coronel João Sá, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Mucureré, Novo Triunfo, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida e Sítio do Quinto. Durante a visita ao município, o governador também realizou a entrega de 200 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br