Ambev lança campanha nacional por economia de água em bares e restaurantes

Ambev promove atividade em comemoração ao 'Dia Mundial do Meio Ambiente'.

Ambev promove atividade em comemoração ao ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’.

Em comemoração ao ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, a Ambev lança campanha nacional para incentivar proprietários e profissionais de bares e restaurantes a diminuir o consumo de água em seus estabelecimentos. A companhia irá distribuir mais de 300 mil cartilhas em pontos de venda de todo o Brasil com orientações sobre como reduzir desperdícios e aumentar a eficiência no uso da água. Se todas as dicas forem seguidas, a redução do consumo pode chegar a 62%.

A Ambev passou dois meses realizando pesquisas em campo para entender quais eram os principais pontos de consumo de água nos bares. A partir desse mapeamento, foi possível identificar as melhores oportunidades para diminuir o consumo de água, por meio da redução do desperdício e no aumento da eficiência. As orientações são simples e podem ser adotadas de maneira prática e rápida. O investimento realizado pelos donos dos bares para implantar as novas medidas é baixo e a economia gerada compensa o valor investido em até dois meses.

Para se ter uma ideia, a instalação de um simples arejador nas torneiras do banheiro custa apenas R$ 10 e pode significar uma economia na conta de água de 76%. Se o bar substituir as válvulas hidráulicas dos vasos sanitários por caixas acopladas, a redução do consumo pode chegar a 50%. Mudanças de hábitos também podem gerar economia. Ensaboar todos os copos e pratos antes de enxaguar, por exemplo, pode diminuir em até 80% o consumo de água nas pias da cozinha.

“Essa campanha é uma extensão do que já fazemos internamente em nossas fábricas. A Ambev já é referência mundial em economia de água no processo produtivo de bebidas. Com essa mobilização nacional, queremos dividir nossos conhecimentos e experiências adquiridas nos últimos 20 anos engajando nossos parceiros mais próximos nesta causa”, afirma José Roberto Brandi, gerente de relações corporativas da Ambev.

Referência em economia de água

Em busca do sonho de construir um mundo melhor, a Ambev conta com um conjunto de ações voltadas exclusivamente para  o uso eficiente da água em suas operações industriais, entre elas: sistema estruturado que controla o consumo de água em cada etapa do processo produtivo;  investimento contínuo em novas tecnologias e equipamentos; reuso de água nas fábricas; e parcerias com outras companhias para o reaproveitamento dos efluentes tratados. Com esse trabalho, a empresa conseguiu reduzir em 40% o consumo de água nos últimos 12 anos.

Sobre a Ambev  

“Ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 17 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent). Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – mais de 34 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande. Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2014, o volume de vendas da companhia chegou a quase 172 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 38 bilhões – crescimento de 10,9% em relação ao ano de 2013. Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem de resíduos pós-consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.​

Acompanhe as notícias e novidades da Ambev também no site www.ambev.com.br e nas​ redes sociais: www.twitter.com/ambevbrasil | www.linkedin.com/company/ambev

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br