12 passos para empreender

Para iniciar o próprio negócio é necessário ter um comportamento empreendedor e buscar informação.

Para iniciar o próprio negócio é necessário ter um comportamento empreendedor e buscar informação.

Quem nunca sonhou em ter seu próprio negócio? Muitas pessoas têm vontade de empreender e se aventuram no caminho do empreendedorismo. Abrir um negócio é lidar com incertezas. E sem conhecimento, o medo pode tomar conta e paralisar. Para iniciar o próprio negócio, é necessário ter um comportamento empreendedor, mas é fundamental também buscar conhecimento.

Para a gerente adjunta da Unidade Regional Salvador, Mariana Cruz, não basta ter uma boa ideia para montar um empreendimento, é preciso calcular os riscos, planejar ações, estabelecer metas e mensurar resultados. Ela enumerou 12 passos para empreender e alcançar o sucesso desejado.

Confira as dicas que podem ser úteis na profissionalização do seu negócio

1) Desenvolva a capacidade de inovação, adotando um estilo criativo, mas mantendo o foco no negócio.

2) Seja um líder, trabalhando com dinâmica e proatividade.

3) Atualize-se no mercado, pesquise e busque informações sobre o universo da sua atividade, seus concorrentes, públicos, fornecedores e esteja atento às oportunidades e demandas do setor.

4) Dedique-se à atividade, estando aberto ao conhecimento. Portanto, capacite-se sempre para melhorar o processo da empresa.

5) Faça bons contatos de relacionamento, para que sua marca seja reconhecida e lembrada.

6) Adquira conhecimento técnico da atividade, componente essencial para identificar e resolver problemas e alcançar o sucesso do negócio.

7) Mantenha a autoconfiança para a tomada de decisões adequadas.

8) Esteja aberto a críticas. Procure sempre escutar, no sentido de lapidar seu campo de ação e manter o clima de motivação.

9) Assuma riscos calculados e saia da zona de conforto, encontrando novas oportunidades.

10) Procure garantir a satisfação do cliente, cumprindo prazos, respeitando a entrega de produtos, serviços e projetos, mantendo um relacionamento transparente e saudável.

11) Gerencie sua rotina de trabalho com sabedoria, estabelecendo prioridades de atendimento às demandas.

12) Planeje, estabeleça metas e organize suas tarefas, procedimentos vitais para a sustentabilidade do negócio.

Outras publicações

Dentistas baianos ingressam com ação judicial, com pedido de liminar, contra a Rede UNNA Mais de cinco milhões de brasileiros, clientes do plano de saúde odontológico Rede Única (UNNA), estão com a saúde bucal comprometida. A nova empresa ...
Descasos dos governos de Jaques Wagner e João Henrique concorrem para que Salvador perca posição de destaque no turismo brasileiro Devido à sujeira, falta de segurança e desorganização da orla marítima fazem com que a cidade de Salvador fique para trás na opção de turismo, ultrapa...
Estagnação científica | Lentidão regulatória ameaça centro de pesquisa clínica parceiro das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador Em Salvador, pesquisadores e cerca de 880 pacientes perderam a oportunidade de participar de estudos multinacionais sobre câncer, HPV, diabetes, deng...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br