Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 26 de maio de 2015

O administrador Expedito Santos Freire que foi alvo de festa pela data aniversária, ao lado da sua esposa Celia.

O administrador Expedito Santos Freire que foi alvo de festa pela data aniversária, ao lado da sua esposa Celia.

Almoçavam no Vitrô ,o jovem industrial  Reinaldo Vinicius Portugal e  Priscila com Rodrigo Rocha e Lidice.

Almoçavam no Vitrô ,o jovem industrial Reinaldo Vinicius Portugal e Priscila com Rodrigo Rocha e Lidice.

Num flash de final de semana, o empresário André Mascarenhas ladeado de  Lorena e filhas.

Num flash de final de semana, o empresário André Mascarenhas ladeado de Lorena e filhas.

Aconteceu, Simpósio de Licenciatura 

As tecnologias no contexto da Educação e na contemporaneidade foram o tema central do I Simpósio das Licenciaturas de Feira de Santana que aconteceu durante todo o dia, de sexta feira última, (22/05/2015), num hotel ao lado do Boulevard Shopping. O evento foi promovido pela Uniasselvi, faculdade a distância que oferece somente no polo desta cidade formação em nível superior a aproximadamente quatro mil alunos distribuídos em dezenove cursos. O evento contou com a presença da professora mestre Neuzi Schotten, que falou sobre “A Educação na contemporaneidade: o ensinar e o aprender”.

Consórcios

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou, em seis de maio, oito empresas de motocicletas que promoviam na região consórcios por morte súbita, modalidade irregular que não possui autorização do Banco Central do Brasil (Bacen). As empresas condenadas denominavam os seus contratos de compra e venda futura, que, entretanto, era realizado o chamado conhecido como consórcio morte súbita, baseadas em premiação das mesmas. O esquema ocorria da seguinte forma: as empresas formavam grupos de 49 ou mais pessoas que, interessadas em adquirir uma motocicleta, inscreviam-se, pagavam mensalidade, assinavam um contrato de adesão e concorriam ao bem. A cada mês ocorria um sorteio, que seguia a Loteria Federal, sendo que o contemplado não precisava mais pagar as parcelas restantes. O saldo residual era repassado aos demais consumidores, que, contemplados tardiamente, pagavam o preço de duas ou três motocicletas.  A sentença confirmou a decisão liminar proferida no ano de 2012 – que determinou a cessação imediata da formação de grupos, promoção de consórcios e realização de publicidade, sob pena de multa de mil reais, e reconheceu a nulidade de todos os contratos comercializados pelas empresas daquele município.

Empreendedorismo

Empreendedorismo como matéria da grade curricular das escolas municipais foi a proposta da direção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentada ao prefeito José Ronaldo de Carvalho, por diretores da instituição, que estiveram em audiência com o chefe do Executivo, na quinta-feira, 21. Acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, os dirigentes do Sebrae apresentaram as condições oferecidas pela entidade para a implantação da matéria, que já contabiliza 12 mil alunos na Bahia, tendo a cidade de Juazeiro, no Norte do Estado, como cidade/modelo. Além de fornecer todo o material didático que será utilizado em sala de aula, o Sebrae também se responsabiliza pelo treinamento dos professores que recebem o conteúdo com as noções de empreendedorismo, sem nenhum impacto financeiro para o município.

 Festa para Expedito 

Em família foi comemorada no final de semana, a data natalícia do administrador Expedito Santos Freire, figura querida na sociedade de Feira de Santana. È casado com a professora Celia Freire, com quem possui três filhos e entre estes a superintendente do Boulevard Shopping Viviane Freire Esperidião.

Mantida tradição  

A tradição dos festejos juninos em Feira de Santana vai ser mantida, dentro das atuais possibilidades financeiras da Prefeitura, segundo afirmação do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que ainda disse que a grade de atrações está sendo analisada conjuntamente com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, e lembrando que o país enfrenta uma crise econômica que afeta diretamente os municípios, que têm perda na arrecadação. Em Feira de Santana o São João e o São Pedro são realizados na zona rural, sendo o primeiro no distrito de São José, promovido há décadas em Maria Quitéria – neste ano acontece de 21 a 23 de junho. Mais recentemente, Tiquaruçu foi incluído neste circuito – lá, a festa será nos dias 22 e 23. Já o São Pedro é comemorado em três distritos, sendo que o núcleo de Humildes, considerado um dos mais animados e tradicionais do estado, está marcado para acontecer entre 26 e 28. A festa também acontece em Bonfim de Feira e Jaíba, nos dias 26 e 27.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia  e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]