Prefeitura de Salvador inicia cadastro de pessoas afetadas pela chuva

Ação da Prefeitura de Salvador no Bairro San Martin.
Ação da Prefeitura de Salvador no Bairro San Martin.
Ações Prefeitura San Martin.
Ação da Prefeitura de Salvador no Bairro San Martin.

A Prefeitura de Salvador montou uma força-tarefa desde esta quarta-feira (29/04/2015), para ajudar a relocar as famílias que residem nas 16 áreas de risco consideradas mais críticas neste momento. São quatro equipes que envolvem Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Salvador (Codesal), Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e Exército para o transporte de bens e pessoas. Nesta quarta-feira (29), as ações estiveram concentradas nas localidades do Coroado (São Caetano) e Barro Branco (San Martin).

De acordo com a engenheira da Defesa Civil de Salvador (Codesal) Zenilka Galeão, os profissionais estão evacuando os imóveis das encostas próximas à garagem da empresa de ônibus São Luís, além das localizadas na base da região do Barro Branco. “Nós estamos fazendo in loco um levantamento dos imóveis, com identificação das casas e emissão de notificação, e as assistentes sociais fazem o cadastro social dos moradores. Temos ainda o apoio do Exército para os casos envolvendo retirada de móveis e demais objetos pessoais dessas áreas de risco”, explicou Zenilka.

O major do Corpo de Bombeiros Edson Carregosa salientou que a corporação está acompanhando as ações realizadas pela Semps e Codesal no locais. Já as assistentes sociais da Coordenadoria de Proteção Social Especial da Semps trabalharam durante todo o dia no cadastramento dos moradores para encaminhamento à Codesal e aos abrigos.

Novos abrigos – Estruturas montadas na San Martin, Largo do Tanque, Bonocô, Sete Portas e Pau da Lima, com capacidade para até 600 pessoas, já estão prontas para receber os desabrigados das chuvas que castigam a cidade nessa semana. Serão oferecidos todos os materiais necessários, desde colchões a materiais de higiene pessoal. Famílias cadastradas vão automaticamente ser encaminhadas para essas unidades, assim como as já abrigadas em outros espaços. As demais, para terem acesso aos locais, precisam procurar a Defesa Civil de Salvador (Codesal) ou a Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) para a avaliação socioassistencial, que está sendo feita também por equipes que estão nas ruas realizando a identificação das famílias em situação de risco.

No caso dos abrigos da San Martin e Bonocô, foram definidos hotéis, com quartos e banheiros, adequados para receber desabrigados já nesta quarta-feira (29). A partir de amanhã (30), já será possível também receber desabrigados nos espaços montados no Largo do Tanque, onde foi locado um prédio onde funcionava uma clínica médica, e na Sete Portas, onde um galpão está sendo estruturado com banheiros químicos e contêineres, caso haja necessidade de mais uma unidade de abrigamento.

Segue em funcionamento o Espaço Axé, em Pau da Lima, que continua a receber desabrigados, mas serão desativadas as escolas municipais Helena Magalhães e Carlos Batalha, ambas em Boa Vista de São Caetano, para que possa ser possível retornar às atividades letivas já na próxima segunda-feira (04), após reorganização dos espaços pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Mais de 110 pessoas estão abrigadas, sendo muitas encaminhadas para esses novos abrigos ou em processo para receber o Aluguel Social.

Ao todo, 181 famílias já estão aptas a receber o benefício do aluguel, no valor de R$ 300 mensais, que poderão ser sacados nesta quinta-feira (30), já que foi concluída a ordem de pagamento pela Semps. O benefício é concedido por três meses, podendo ser prorrogado por mais três a partir de uma avaliação socioassistencial. Do total de famílias beneficiadas, 31 delas são do bairro de Pau da Lima, 50 moradoras da San Martin, 37 da região do Marotinho (Bom Juá) e 46 famílias da Boa Vista do São Caetano.

A Prefeitura disponibilizou, ainda, três imóveis para a guarda dos pertences das famílias retiradas das áreas de risco, localizados na Sete Portas, galpão da Codeba (Comércio) e Ginásio Poliesportivo Nelson Cazumbá, em Fazenda Coutos. Policiais militares e guardas municipais serão responsáveis pela segurança do material.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141297 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário