Salvador: Neojiba recebe maestro russo em concerto especial no Teatro Castro Alves

Cartaz da apresentação do concerto da Orquestra Juvenil da Bahia com o lendário Maxim Vengerov.

Cartaz da apresentação do concerto da Orquestra Juvenil da Bahia com o lendário Maxim Vengerov.

A sala principal do Teatro Castro Alves (TCA) foi o destino escolhido por centenas de amantes da música instrumental clássica na noite de quarta-feira (04/03/2015). Jovens, adultos e até famílias inteiras assistiram a um concerto especial, que uniu no palco, pela primeira vez na história, a Orquestra Juvenil da Bahia, principal grupo orquestral dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), e o maestro e violinista russo Maxim Vengerov, um dos maiores expoentes da música ocidental. O Concerto também marcou o início de uma parceria que promete ser histórica no cenário baiano, o encontro entre o Neojiba e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), representada pelo maestro Carlos Prazeres.

Para o maestro e pianista, Ricardo Castro, diretor fundador do Neojiba, este concerto foi uma oportunidade única para a formação dos integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia. “O Maxim Vengerov nunca regeu na Bahia, essa foi a primeira vez e ele escolheu a nossa orquestra. Ele é um dos artistas mais procurados do planeta. Trazer esse artista para interagir com a nossa juventude é como trazer o melhor atleta, o melhor piloto de fórmula 1. Ele tocar não é somente uma bela experiência para a platéia, mas é sobretudo uma grande oportunidade para esses músicos que estão tendo a chance de se apresentar com ele”, pontuou Castro.

O Neojiba foi criado em 2007 pelo Governo do Estado da Bahia e tem como objetivo alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de formação de orquestras infanto-juvenis.Desde o surgimento do Neojiba, foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$ 7  milhões, beneficiando cerca de 4.500 crianças, adolescentes e jovens de todo o território baiano.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).