Primeira sessão da Câmara do Oeste é marco na Justiça baiana

Sede da Câmara Especial do Extremo Oeste do Tribunal de Justiça da Bahia, em Barreiras.

Sede da Câmara Especial do Extremo Oeste do Tribunal de Justiça da Bahia, em Barreiras.

Foram cinco horas de debates e análise de 23 processos. Com transmissão do áudio pelo site do Tribunal de Justiça da Bahia, a primeira sessão da Câmara do Oeste, realizada na manhã desta terça-feira (24/03/2015), em Barreiras, inaugurou um marco no Judiciário baiano.

Reunidos no prédio que abriga a unidade do Segundo Grau, no Centro da cidade, o desembargador Clésio Rômulo Carrilho Rosa, presidente da câmara, a desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel, convocada para a sessão, e os juízes convocados Eduardo Augusto Viana Barreto e Lígia Maria Ramos Cunha Lima iniciaram um novo tempo no tribunal.

“A sessão foi um sucesso”, comemorou o desembargador Clésio, que abriu os trabalhos enaltecendo a coragem e a determinação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha em levar a jurisdição de Segundo Grau para o extremo oeste baiano, em Barreiras, “terra de Antônio Balbino e Vieira de Melo”, referindo-se ao ex-governador da Bahia e ao ex-secretário estadual de educação, respectivamente.

“Temos, agora, uma prestação da justiça mais rápida para esta região”, completou o desembargador, que destacou a produtividade dos juízes convocados Eduardo Barreto e Lígia Cunha Lima, “os que analisaram mais processos”.

Além da desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel, o procurador de Justiça Washington Carigé e os juízes convocados se manifestaram favoravelmente quanto à sessão realizada nesta quarta-feira em Barreiras.

“Foi uma sessão histórica, não só para o Município e Comarca de Barreiras, mas para o Poder Judiciário da Bahia, visto que se trata de um projeto de descentralização dos julgamentos do Segundo Grau de forma regionalizada, a permitir maior celeridade e facilidade de acesso aos recursos”, disse o juiz Eduardo Barreto.

O advogado Avelino Borges, decano na região, emocionado, elogiou o presidente Eserval Rocha, a quem chamou de “desbravador do Judiciário no oeste”.

Também foi prestada homenagem, com um minuto de silêncio, pelo falecimento do advogado Geraldo Luiz Vasconcelos Nunes, profissional que militava na região.

A próxima sessão da Câmara do Oeste está marcada para o dia 14 de abril.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]