Governo oficializa participação da Bahia nas Olimpíadas de 2016

Governador Rui Costa e membros do Comitê Organizador Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Governador Rui Costa e membros do Comitê Organizador Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A escolha da Bahia para receber cerca de 10 jogos de futebol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi oficializada. O acordo entre o Estado e o Comitê Organizador foi firmado em reunião na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a assinatura da carta de intenção pelo governador Rui Costa. Além de sediar os jogos em Salvador, na Arena Fonte Nova, o estado deve receber seleções em centros de treinamento que serão definidos para as etapas preparatórias, antes das partidas começarem.

O comitê apresentou a proposta e falou sobre aspectos relevantes para a recepção dos atletas, jogos e turistas, como a infraestrutura da cidade, com estádio oficial, campos de treinamento, transporte público para atender principalmente aos locais de competição, segurança, acomodações e oferta de serviço de saúde. 

Para o diretor executivo de operações do comitê, Marco Aurélio Vieira, a infraestrutura da capital baiana foi decisiva para a escolha. “A única competição que não se realiza no Rio de Janeiro é o futebol, e Salvador não poderia ficar de fora. Isso porque precisamos, para as Olimpíadas, da concentração de atletas num único local e de que toda população se envolva publicamente em termos de participação com o evento. Agora não falta mais nada, vamos apenas afinar alguns detalhes”, explicou Marco Aurélio.

Declarando apoio à vinda dos jogos para a Bahia, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, afirmou durante a reunião que formará um grupo de trabalho, com diversos órgãos e sob liderança da Setre, para acompanhar e organizar a vinda dos jogos e seleções. 

“Mais uma vez, assim como na Copa [do Mundo], teremos os olhos do mundo voltados para a Bahia, e teremos condições de receber ainda melhor os atletas e turistas. Temos obras importantes na cidade que estarão prontas e sendo finalizadas até 2016, como a extensão do Metrô e as avenidas Gal Costa e 29 de março. Com elas, vamos apresentar ainda melhor a Bahia para o mundo inteiro”, afirmou o governador. 

Além de Salvador, as cidades de Belo Horizonte e Brasília também foram visitadas pelo Comitê Olímpico para recepcionar as 28 seleções da competição de futebol, entre equipes femininas e masculinas. Os jogos começam no dia 3 de agosto, antes mesmo da abertura oficial das Olimpíadas – marcada para 5 de agosto de 2016 -, mas as cidades já devem estar preparadas para receber as seleções antes do torneio, nos centros e campos de treinamento, além de acomodações reservadas para atletas e comissões.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]