Amélia Rodrigues: Auditores-Fiscais do Trabalho apuram denúncias de irregularidades na usina Unial

Sede da União Industrial Açucareira (Unial), em Amélia Rodrigues.
Sede da União Industrial Açucareira (Unial), em Amélia Rodrigues.

Equipe de Auditores-Fiscais do Trabalho das Gerências de Camaçari e Feira de Santana estiveram, na última segunda-feira (09/03/2015), na sede da UNIAL (UNIÃO INDUSTRIAL AÇUCAREIRA LTDA), situada no Km 567 da BR 324, em Amélia Rodrigues – BA, a fim de apurar denúncias pelos trabalhadores, através da imprensa, referentes às irregularidades atinentes ao cumprimento da legislação trabalhista, especialmente, quanto aos cálculos remuneratórios praticados pelo empregador e às condições de alojamento e de trabalho nas frentes de serviço. Além dos Auditores Fiscais, a ação foi acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho e Agentes da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com as inspeções realizadas nos locais e após entrevistas com os trabalhadores, os Auditores Fiscais constataram diversas infrações. Constatou-se, por exemplo, o não fornecimento de roupa de cama adequada nos alojamentos, ambientes sujos, combinado com armazenamento impróprio de carnes e outros alimentos perecíveis, inexistência de instalações sanitárias e fornecimento inadequado de fardamento, equipamentos de proteção individual e condições de conforto para as refeições.

Além disso, por importarem em situações de grave e iminente risco à saúde e segurança dos trabalhadores, foram lavrados termos de interdição de dois ônibus de transportes que não dispunham de cinto de segurança e caixa para guarda de ferramentas, um trator que oferecia riscos ergonômicos e de acidente e um posto elevado de observação de lavoura que não atendia às exigências para o trabalho em altura.

Segundo os Auditores Fiscais, a ação fiscal terá continuidade na Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Feira de Santana a fim de proceder às análises de documentos relacionados à legislação trabalhista e à Segurança e Saúde dos trabalhadores.

 

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário