Em Feira de Santana, Governo da Bahia entrega dez leitos UTI e implanta tomógrafo no Hospital Regional Clériston Andrade

Diretor Hospital Regional Clériston Andrade recebe secretário estadual da saúde.

Diretor Hospital Regional Clériston Andrade recebe secretário estadual da saúde.

Tomógrafo no Hospital Regional Clériston Andrade, em Feira de Santana.

Tomógrafo no Hospital Regional Clériston Andrade, em Feira de Santana.

A reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), com dez leitos reabertos e um novo tomógrafo, foi entregue à população de Feira de Santana e cidades da região pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta quarta-feira (11/02/2015). A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) investiu cerca de R$ 1,3 milhão na adequação estrutural e nos equipamentos.

Fábio Vilas-Boas visitou o HGCA acompanhado do superintendente de Atenção Integral à Saúde, Mateus Simões, do diretor da Rede Própria da Sesab, José Walter Santos, e do diretor da unidade, José Carlos Pitangueira. “Estamos devolvendo à rede de saúde de Feira de Santana e região dez novos leitos de terapia intensiva, para que possam ser utilizados já a partir de hoje, atendendo inclusive no período de Carnaval”, disse o secretário. Na ocasião, ele também anunciou a construção de um novo hospital, no complexo onde estão os hospitais Clériston Andrade e Estadual da Criança, informando que o projeto está em fase de conclusão.

Modernização

Os leitos de UTI entregues são modernos e dispõem de monitores de última geração e respiradores controlados a volume. Com 16 detectores, o novo aparelho de tomografia computadorizada tem capacidade para fazer exames mais rápidos e apurados. O equipamento pode realizar exames que antes não eram feitos no hospital, como angiografias cerebrais de aorta e membros inferiores, possibilitando o diagnóstico de uma série de outras patologias. Com isso, a indicação de cirurgias ou outros procedimentos serão mais qualificados.

De acordo com o secretário, o próximo passo será viabilizar a realização de ressonâncias em Feira de Santana, nas unidades hospitalares ou em unidades contratualizadas, para que os pacientes não sejam deslocados para Salvador. “Tenho certeza que com os investimentos que estão sendo feitos, a população de Feira de Santana e região vai se beneficiar desta estratégia da Sesab de ampliar e recuperar leitos e devolver à população o que há de mais moderno na Bahia”, afirmou. Vilas-Boas disse ainda que “temos o compromisso de reduzir ao máximo o número de leitos ociosos na rede”.

Hospital da Criança

O secretário esteve também no Hospital Estadual da Criança (HEC), onde visitou o ambulatório, a emergência e os setores de UTI. Ele parabenizou a direção da unidade hospitalar pelo excelente trabalho realizado e afirmou que vai “buscar melhorar o setor de imagem do hospital”. Além das unidades hospitalares, ele esteve na sede do Núcleo Regional de Saúde Centro-Leste acompanhando do coordenador, Edy Gomes dos Santos.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]