Como cuidar da pele oleosa?

Vista da praia de Imbassaí em Mata de São João. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista da praia de Imbassaí em Mata de São João. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista da praia de Imbassaí em Mata de São João. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista da praia de Imbassaí em Mata de São João. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Cuidar de uma pele oleosa não é uma tarefa muito simples. O constante brilho no rosto, a maquiagem que começa a derreter, as espinhas: nada disso agrada as mulheres. Mas, nem tudo está perdido! Vamos passar algumas dicas de como cuidar da pele oleosa, para lhe ajudar com os cuidados no seu dia-a-dia e lhe trazer mais conforto.

Limpeza da pele oleosa

O primeiro passo, e o principal, é cuidar da limpeza da sua pele. Lave o rosto duas vezes por dia, sempre com água gelada, de manhã e a noite. Ao escolher os sabonetes, procure por um que seja específico para sua pele, que seja desengordurante e adstringente, de forma equilibrada. Indicamos o sabonete líquido orgânico Lippia Alba, que pode ser encontrado na Lohas Store (www.lohasstore.com.br), pois ele retira a oleosidade, além de estimular o rejuvenescimento e maciez da pele.

Pela manhã, lave o rosto com sabonete, tonifique a pele com produtos adstringentes, que fecham os poros e equilibram o pH, e finalize usando um hidratante facial, sem óleo e com protetor solar.

Antes de dormir, se você usa maquiagem convencional, lembre-se de retirar toda a maquiagem usando demaquilantes. Dormir com maquiagem convencional faz com que seus poros fiquem obstruídos, o que acentua a oleosidade e pode causar acnes. Depois, faça o mesmo processo de limpeza da manhã, com a diferença que a finalização será com um creme de rosto para a noite.

Tome cuidado! Não lave o seu rosto muitas vezes durante o dia, pois lavagens em excesso podem provocar o chamado efeito “rebote”, ou seja, a pele entende que está faltando oleosidade e passa a produzir mais óleo ainda. A mesma coisa acontece se você utilizar sabonetes esfoliantes muito frequentemente. O indicado é uma vez por semana.

Opte por maquiagens orgânicas

O ideal é fazer o uso de maquiagens orgânicas e naturais, que não agridem pele e não obstruem os poros. O que obstrui os poros, e ajuda a causar acnes, são os derivados de petróleo, talcos e silicones, ingredientes presentes nas maquiagens tradicionais.  Já a make orgânica e natural, por ter uma formulação com matérias-primas ricas, ajuda na revitalização e cicatrização da pele. Exemplo de maquiagem orgânica é a marca alemã Alva. No Brasil ela pode ser encontrada na loja Virtual Lohas Store (www.lohasstore.com.br).

Máscaras de argila

Outra dica importante e interessante é fazer máscaras faciais de argila. Obviamente, essa não precisa ser uma tarefa diária. Sempre que você sentir que sua pele está muito oleosa e as espinhas resolveram não te dar uma folga, então saiba que é uma boa hora de fazer uma máscara facial de argila. Quando o intuito da máscara é retirar a oleosidade, indicamos usar a argila verde da Terramater (https://www.lohasstore.com.br/argilas-organicas-/47-argila-verde-organica–7897045099303.html). A argila verde promove o que chamaríamos de um peeling natural, pois proporciona uma pele mais macia e faz uma limpeza, retirando as células mortas. Ela é indicada para peles oleosas e com acne, pois tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante, se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. Além disso, ela nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

Receita de máscara facial com argila verde orgânica:

– Higienize a pele antes do tratamento.

– Prepare a máscara de argila com conteúdo do sachê + água floral orgânica de sua preferência ou água mineral, o suficiente para formar uma pasta. Nesse caso, indicamos a água floral de Tea Tree da Herbia (https://www.lohasstore.com.br/rosto-/42-hidrolato-organico-de-tea-tree-7898920067677.html), pois possui propriedades cicatrizantes e antissépticas, que ajudam a amenizar espinhas.

– Aplique a máscara sobre a pele seca (recomenda-se 0,5 cm de espessura)

– Deixar agir por 20 minutos, não mais do que isso.

– Retire a máscara com o auxílio de água fria, massageando e esfoliando a pele.

– Finalize com um creme hidratante e/ou filtro solar.

Cuide com a alimentação

Sabe aquela famosa frase: “você é o que você come”? Pois é, a sua pele oleosa pode ser um reflexo da sua má alimentação. Ou seja, não bastam mil cuidados, gastos com produtos, se você continua comendo alimentos ricos em gorduras. Mude seus hábitos, crie gosto pelas frutas, verduras, integrais. E ainda: lembre-se de tomar muita água durante o dia.

Gostou das nossas dicas? Então comece agora mesmo a cuidar da sua pele. Você verá em seu rosto o reflexo da mudança dos pequenos hábitos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141157 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário