Parlamento cubano ratifica por unanimidade acordo com Estados Unidos

Raúl Castro recebe aval do Congresso Cubano para aproximação com Estados Unidos da América.

Raúl Castro recebe aval do Congresso Cubano para aproximação com Estados Unidos da América.

O Parlamento cubano ratificou hoje no dia 19 de dezembro (2014), por unanimidade, o acordo firmado entre Cuba e Estados Unidos, para normalizar as relações entre os dois países, após mais de meio século de hostilidade.

“O Parlamento cubano deu hoje apoio unânime” ao acordo bilateral anunciado quarta-feira (17), em discurso do presidente Raúl Castro, segundo noticiou a agência de notícias cubana Prensa Latina.

Raúl Castro presidiu nesta sexta-feira a reunião semestral do Parlamento cubano, em sessão focada na renovação das relações da ilha comunista com os Estados Unidos.

O embargo contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois de fracassada invasão da Baía dos Porcos, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro.

Ainda na quarta-feira, os Estados Unidos libertaram os últimos três membros do grupo conhecido como os Cinco de Cuba, condenados em 2001 por espionagem.

A libertação de Gerardo Hernández, Ramón Labanino e Antonio Guerrero foi anunciada no mesmo dia em que Cuba libertou o norte-americano Alan Gross, que estava detido há cinco anos, também por espionagem.

O Parlamento cubano conta com 612 membros e não tem representantes da oposição. A reunião de seus membros ocorre duas vezes por ano.

A sessão de hoje, fechada à imprensa internacional, foi convocada para rever o progresso do Plano Econômico Anual, que não cumpriu o objetivo de crescimento fixado em 2,2% para este ano. Segundo representantes do Conselho de Ministros no início do ano, Cuba deverá crescer apenas 1,3% em 2014.

*Com informações da Agência Brasil.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]