Operação Lava Jato | Juiz abre ação penal contra Costa, Youssef e dirigentes da OAS

Juiz federal Sérgio Fernando Moro.
Juiz federal Sérgio Fernando Moro.
Juiz federal Sérgio Fernando Moro.
Juiz federal Sérgio Fernando Moro.

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, recebeu hoje (15/12/2014) denúncia contra nove investigados, seis deles ligados à empreiteira OAS. O doleiro Alberto Youssef, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, e Waldomiro de Oliveira, ligado ao doleiro, também passam à condição de réus na ação penal.

Com a decisão, responderão à ação penal  José Adelmário Filho, Waldomiro de Oliveira, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Mateus Coutinho de Sá Oliveira, José Ricardo Nogueira Breghirolli, Fernando Augusto Stremel Andrade e João Alberto Lazzari. Todos são ligados á OAS.

De acordo com o juiz, há provas e depoimentos de delação premiada, feitos por Youssef e Paulo Roberto Costa, de que os contratos assinados entre a OAS e empresas controladas pelo doleiro foram feitos sem a comprovação da prestação dos serviços.

“Em decorrência do esquema criminoso, os dirigentes da OAS teriam destinado pelo menos 1% sobre o valor dos contratos e aditivos à Diretoria de Abastecimento da Petrobrás. Parte dos valores foi paga a Paulo Roberto Costa, enquanto ele ainda era diretor de Abastecimento, e outro montante após a saída dele”, afirmou o juiz.

Na semana passada, o Ministério Público Federal no Paraná denunciou 36 pessoas investigadas na sétima fase da Operação Lava Jato. A maioria delas  é ligada às empreiteiras.

A Agência Brasil entrou em contato com a OAS e aguarda retorno.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia +

Operação Lava Jato | Justiça recebe denúncia contra executivos da Galvão Engenharia

MPF quer o bloqueio integral de ativos de investigados na Lava Jato

Operação Lava Jato | Juiz abre ação penal contra Costa, Youssef e dirigentes da OAS

Operação Lava Jato | Paulo Roberto Costa recebe censura ética de comissão da Presidência

Operação  Lava Jato | Sétima fase tem 36 pessoas denunciadas

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141303 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário