Crescimento de casos descartados aponta retração da chikungunya em Feira de Santana

Boletim da PMFS produzido em 8 de dezembro de 2014 sobre a chikungunya.

Boletim da PMFS produzido em 8 de dezembro de 2014 sobre a chikungunya.

Feira de Santana apresenta dados positivos quanto a situação epidemiológica da febre chikungunya. Na primeira semana do mês de dezembro o número de casos descartados subiu para 153, entre 1.381 suspeitos, um crescimento de 3,3% em relação ao período anterior. O aumento de casos descartados é proporcional ao crescimento de 4% nos casos confirmados, que passaram de 718 para 748 em uma semana.

Os números constam no boletim da febre chikungunya divulgado nesta terça-feira, 9, pela Secretaria Municipal de Saúde. Os números positivos são resultados das ações desenvolvidas no município como: mutirões, visitas domiciliares, tratamento focal, bloqueios, acompanhamento e monitoramento dos casos por técnicos da Vigilância Epidemiológica, realização de educação em saúde e divulgação das formas de prevenção nos meios de comunicação.

Outras ações estão sendo desenvolvidas diariamente no Município, tais como: acompanhamento e monitoramento de todos os casos notificados nos bairros, visando detectar precocemente o início da transmissão do chicungunya; capacitação dos profissionais das policlínicas e estabelecimentos de saúde em geral; Reuniões semanais com os diversos setores envolvidos.

Bloqueios com bombas costais para casos suspeitos sinalizados pelo mapa monitorado no Georeferenciamento; divulgações de informações sobre prevenção com uso de cartazes, panfletos e matérias em rádio e tv orientando a população sobre a  importância da prevenção e eliminação dos criadouros do aedes aegypti; Visitas domiciliares com busca ativa de novos casos; notificação de pontos críticos e atendimento ambulatorial com infectologista para pacientes na fase subaguda e crônica da doença; entre outras.

Leia +

Prefeitura de Feira de Santana informa que foi contido avanço de chikungunya na zona rural

789 casos da febre chikungunya são registrados no Brasil, Feira de Santana lidera ocorrências com 371 infectados

337 casos da febre chikungunya são registrados no Brasil, Feira de Santana lidera ocorrências com 274 infectados

Médico e professor da UnB diz que vírus chikungunya chegou para ficar 

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]