Pesquisadora da UFBA mostra resultados de estudo sobre rio São Francisco

Yvonilde Medeiros.

Yvonilde Medeiros.

A professora doutora Yvonilde Medeiros, do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia (Ufba), apresentou o resultado de um estudo de sua autoria, tendo como foco as vazões ambientais no Baixo São Francisco. A exposição, apresentada durante a plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), deixou a plateia perplexa, ao expor que bastaria o manejo das águas liberadas pelos barramentos para garantir a reprodução das espécies e incrementar a diversidade do bioma local.

A apresentação da pesquisadora, realizada em Maceió/AL, também aponta que a regularização do pulso de inundação e a retirada de água para a agricultura exercem grande interferência no nível do Velho Chico. De acordo com Yvonilde Medeiros, os efeitos provocados pelo setor elétrico não são os únicos fatores responsáveis pelo quadro catastrófico registrado atualmente no Baixo São Francisco.

Ela alerta, ainda, que a prática de vazão mínima significa a morte para o meio ambiente. “A região do Baixo é bastante carente de iniciativas preservacionistas, apesar de ser considerada como área prioritária para manter os processos ecológicos”, conclui a professora.

O Comitê do São Francisco

A Bacia do Rio São Francisco abrange 504 municípios em seis estados (Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e mais o Distrito Federal. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.

Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]