Vera Cruz, Itaparica e Governo do Estado realizam oficina para construção do Plano Urbano Intermunicipal da Ilha de Itaparica

Terminal marítimo de Mar Grande, na Ilha de Itaparica. População tem oportunidade de debater planejamento.

Terminal marítimo de Mar Grande, na Ilha de Itaparica. População tem oportunidade de debater planejamento.

Os municípios de Itaparica e Vera Cruz e o Governo do Estado da Bahia realizam, nesta quinta e sexta-feiras (28 e 29/08), oficinas para a construção do Plano Urbano Intermunicipal (PUI) da Ilha de Itaparica. Na manhã desta quinta-feira, os participantes assistiram a uma apresentação sobre o Sistema Viário Oeste (SVO), que prevê a criação da ponte Salvador-Ilha de Itaparica. O público presente teve acesso ainda a uma síntese do diagnóstico preliminar do PUI. As oficinas acontecem no Complexo Cultural de Vera Cruz, em Vera Cruz.

O objetivo do Plano Urbano Intermunicipal (PUI) é apresentar os instrumentos que estabelecem as estratégias de desenvolvimento socioeconômico e as macrodiretrizes para o ordenamento do território da Ilha de Itaparica. As oficinas estão sendo realizadas para levantar as opiniões e as percepções da população dos dois municípios sobre a realidade atual da Ilha de Itaparica e a visão de futuro para o desenvolvimento da região.

O processo de planejamento da Ilha de Itaparica compreende a elaboração do Plano Urbano Intermunicipal (PUI), contemplando orientações para o ordenamento territorial integrado e para macro-diretrizes de caráter estratégico; a atualização dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano (PDDU) dos Municípios de Itaparica e Vera Cruz, incluindo a complementação da legislação urbanística; e a elaboração dos Planos Urbanísticos dos municípios (PLUR), com maior grau de detalhamento e focalizando as áreas de desenvolvimento identificadas nos respectivos PDDUs.

No âmbito do Governo do Estado, os estudos referentes ao Sistema Viário Oeste estão sendo realizados pelas secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]