Salvador: Cine Teatro Solar Boa Vista festeja 30 anos com eventos gratuitos

Cine Teatro Solar Boa em Salvador.

Cine Teatro Solar Boa em Salvador.

Show Cine Teatro Solar Boa em Salvador.

Show Cine Teatro Solar Boa em Salvador.

Em comemoração aos seus 30 anos, o Cine Teatro Solar Boa Vista, localizado no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, oferece ao público extensa programação cultural até 3 de agosto. Shows, espetáculos teatrais e de dança, oficinas, cultura hip hop, exibição de filmes e cortejo compõem o Festival Julho+Solar. As apresentações são predominantemente gratuitas ou a preços populares.

O show ‘História da Música da Bahia’, comandado por Paulinho Boca de Cantor, deu início às comemorações no último dia 6. Na noite de quinta-feira (10), foi a vez da banda catarinense Entrevero Instrumental levar ao público músicas autorais influenciadas pelos ritmos do sul do Brasil.

“É a primeira vez que o grupo se apresenta na Bahia. Tivemos no Nordeste apenas uma vez, no Festival de Inverno de Garanhuns (PE). Estou achando muito legal a receptividade. Ontem [quinta] à noite, veio um pessoal muito interessado, querendo mais informações e ajudando a divulgar [a banda] na internet. Estamos muito contentes com o resultado”, disse Filipe Maliska, baterista do Entrevero Instrumental. O grupo tem apresentações marcadas para as 20h desta sexta-feira (11) e às 11h de sábado (12/07/2014).

O aposentado Ângelo Gaspar de Castro é frequentador do espaço desde a inauguração, em 1984. Nesta sexta, ele acompanhou o ensaio da Entrevero Instrumental. “Vi uma matéria com eles na televisão, gostei da sonoridade e decidi vir. Minha filha fez um curso de dança aqui e até já se apresentou”.

Programação

Três eventos dão prosseguimento às comemorações. A partir do dia 16 deste mês, o projeto ‘Boca de Brasa’, da Fundação Gregório de Matos, promove oficinas nas áreas de teatro, música, literatura e dança.

De 19 a 25 acontece a primeira edição da Semana da Mulher Negra, composta por seminário, rodas de conversa e atividades artísticas, além de homenagem a Clementina de Jesus. Na abertura da Semana a atração é o show ‘Uma Noite para Clementina de Jesus: Transformando Quelé’, liderado pela cantora Juliana Ribeiro e Grupo Barlavento.

No encerramento, o Solar de Virote, evento já consagrado do cine teatro, oferece 30 horas seguidas de programação gratuita, das 16h do dia 2 até as 21h de 3 de agosto.

Importância

Fundado em 6 de julho de 1984 e administrado pela Secretaria de Cultura (Secult), o cine teatro fica no Parque Solar Bela Vista, que já abrigou um engenho de açúcar e a fazenda onde o poeta baiano Castro Alves morou. As apresentações culturais são realizadas na Sala Silvio Robatto, batizada em homenagem ao arquiteto que o projetou e com capacidade para até 500 pessoas.

A coordenadora do Cine Teatro, Simone Braz, ressalta a importância do espaço para a cultura da Bahia. “Nesse período de 30 anos, recebemos pessoas de renome, como Cássia Eller, Djavan, Nana Caymmi, Luiz Caldas, Saulo Fernandes, e pessoas do cenário mais alternativo, como Tulipa Ruiz, Bixiga 70, Lucas Santtana, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta. O espaço é mais uma opção, não só de lazer e entretenimento para o público, mas também de ocupação, enquanto equipamento para os artistas”. A programação completa do Festival Julho+Solar está disponível no site www.blogdosolar.wordpress.com.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]