Eleições 2014 – Bahia: Rui Costa faz compromisso de levar universidade federal para Região Nordeste

Rui Costa promete universidade.

Rui Costa promete universidade.

Passando por sete municípios da Região Nordeste, a caravana 13 repetiu o grande volume de carros, motos e bicicletas acompanhando as carreatas da chapa majoritária da coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, com Rui Costa (governador), João Leão (vice) e Otto Alencar (Senador). Passando por Crisópolis, Itapicuru. Olindina, Nova Soure, Cipó, Ribeira do Amparo e finalizando com comício em Ribeira do Pombal, os candidatos foram recepcionados por  uma multidão. Mais de 10 mil pessoas ouviram as propostas dos candidatos e aplaudiram o governador Jaques Wagner quando ele disse que o trabalho realizado em sua gestão dá orgulho. “Em estradas nenhum outro governo fez tanto: foram oito mil quilômetros. Em abastecimento de água seis milhões de pessoas foram beneficiadas e mais 2 milhões com esgotamento sanitário”.

Rui fez o compromisso com a região Nordeste de investir na melhoria das estradas de acesso ao município de Itapicuru e ampliar projetos de saneamento. “O Nordeste baiano vai ter sua universidade federal”, destacou, lembrando que há sete anos e meio a Bahia tinha apenas uma federal, em Salvador. “Hoje temos seis, graças Lula, Dilma e Wagner”.

No sábado (19/07/2014), a Caravana 13 na Região Metropolitana reuniu mil carros no percurso entre  Dias D´Ávila, Camaçari, Simões Filho, Candeias e São Francisco do Conde. No comício e encerramento Rui respondeu as criticas de Paulo Souto, que acusou as obras em andamento na Bahia serem da União e não do estado. “O Governo Federal ainda deve muito à Bahia e queremos mais e vamos buscar mais”, garantiu, dizendo que os baianos darão 3,5 milhões de votos para a presidente Dilma, reconhecendo o apoiou para a realização das grandes obras estruturantes, dos programas de inclusão social, a exemplo do Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, das cinco novas universidades federais, da ampliação dos programas de educação, sobretudo os voltados ao ensino profissionalizante. “Peço o voto de confiança para fazer um governo ainda maior e melhor do que o de Wagner”, disse. “Não sou melhor que ele. Ele recebeu um estado em sucata e eu vou receber com a base feita. Por isso terei condições de fazer muito mais”.

O governador Jaques Wagner acompanhou lembrou que São Francisco é reconhecido no país por ter dado a maior votação ao ex-presidente Lula. Em reconhecimento, lembrou o governador, a cidade foi escolhida para receber o segundo campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) do país. Inaugurada no ano passado, funciona com cursos presenciais e à distância de licenciaturas. Até 2016, serão implantados cursos de engenharia e medicina para estudantes de todo o Brasil e de outros países que falam português.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou da concentração popular do sábado, e defendeu o Mais Médicos, dizendo que o programa esta transformando a vida de 50 milhões de brasileiros. “A Bahia e o Brasil vão seguir em frente, com Dilma, com Rui e com Otto”. A prefeita de São Francisco, Rilza Valentim reforçou a necessidade de continuar o trabalho de inclusão social, pois apesar dos avanços, ainda é necessário estabelecer políticas que garantam o ingresso da população negra nas universidades. “Vamos buscar o que é nosso, fazendo curso superior, trabalhando, estudando e buscando melhores oportunidades”.

Otto Alencar manifestou felicidade ao testemunhar a multidão que segue as Caravanas 13. Ao lado do Senador Walter Pinheiro, coordenador político da campanha, disse que no Congresso Nacional trabalharão juntos para garantir os avanços e manter as conquistas dos últimos sete anos e meio.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]