Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 25 de julho de 2014

A consagrada chef Tereza Paim estará à frente do Gastrômade Nordeste.
A consagrada chef Tereza Paim estará à frente do Gastrômade Nordeste.
Um dos mais concorridos oftalmologistas  da cidade, Leo Mário Burke Galrão e Conceição em sociedade.
Um dos mais concorridos oftalmologistas da cidade, Leo Mário Burke Galrão e Conceição em sociedade.
O empresário e professor Jodilton Oliveira Souza e Salete, socialmente.
O empresário e professor Jodilton Oliveira Souza e Salete, socialmente.
A consagrada chef  Tereza Paim estará à frente do Gastrômade Nordeste.
A consagrada chef Tereza Paim estará à frente do Gastrômade Nordeste.

Universidade com 84,3% de estudantes negros

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) completa, no próximo dia 29 de julho, nove anos de história, com um fato inédito que é possuir, hoje, 84,3% de estudantes negros, frente a 40,8% da média nacional, segundo dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Desde a sua criação, em 2005, já adotava a reserva de 45% das vagas para cotistas. Após a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, foi a primeira universidade a aplicá-la integralmente, reservando 50% das vagas ao sistema.

Na UFRB, dos 50% das cotas, 76,67% são reservados à população negra. Criada pela Lei Nº 11.151/2005, a primeira universidade federal do interior da Bahia é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade do Recôncavo, com o objetivo principal de explorar o potencial socioambiental e cultural da região, bem como servir de polo integrador. Desde então, acumula números relevantes no ensino, pesquisa e extensão, inserindo entre as suas prioridades a inclusão social. A UFRB possui um campus em Feira de Santana.

Chef Paim comanda Gastrômade

Sob o comando da consagrada chef Tereza Paim, um dos maiores nomes da gastronomia na Bahia, acontecerá na Fazenda Engenho D’Água, no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo da Bahia, o Gastrômade Nordeste , evento que é baseado no modelo de sucesso americano criado pelo artista e chef Jim Denevan , o Outstanding in the Field: top chefs comandando banquetes ao ar livre em locais inusitados em favor dos agricultores e pequenos produtores de cada região. Ela é nascida na região de Feira de Santana, mais precisamente na cidade de Tanquinho.

Confraria e BRT

À convite da Associação Comercial de Feira de Santana, os membros da Confraria dos Gastronomos, participarão do almoço hoje, num restaurante do Ville Gourmet, quando o Secretario Municipal Carlos Brito falará sobre o projeto do sistema de transporte coletivo BRT que o governo vai implantar na cidade.

Deu no Bahia na Politica:

Deputado federal por três oportunidades e secretário de Estado mais jovem da Bahia na década de 80, Sérgio Carneiro (PT), questionado pelo site Bahia na Política sobre as eleições na Bahia, disse lamentar a forma como vem sendo feita a conquista do voto. “Vejo um quadro lamentável, pois vai ganhar quem tiver o dinheiro ou puder fazer favor e isso não é bom para o nível do Congresso Nacional”, lamentou Sérgio. O mesmo é defensor do voto distrital, com financiamento público de campanha. Quando questionado se vai para a campanha, disse que os políticos aliados lhe empurram para a iniciativa privada, numa referência ao PT e Jaques Wagner.

Votos

Na busca de votos em Feira de Santana, semana passada o ex-secretário de saúde Jorge Solla, que é candidato a deputado federal pelo PT fez mais uma investida eleitoral no Município, teve um encontro com o ex-prefeito Tarcízio Pimenta. A articulação ficou por conta do ex-secretário de Relações Institucionais Nivaldo Vieira. (Jair Onofre)

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3731 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário