Deputado Zé Neto critica duramente prefeito de Feira de Santana e fala em dívida milionária do município com a EMBASA

Zé Neto critica duramente gestão de José Ronaldo.
Zé Neto critica duramente gestão de José Ronaldo.
Zé Neto critica duramente gestão de José Ronaldo.
Zé Neto critica duramente gestão de José Ronaldo.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, esteve presente, na manhã desta sexta-feira (16/05/2014), na Câmara Municipal de Feira de Santana, onde participou da sessão especial que discutiu o Contrato de Programa para prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, baseado na Lei Nacional de Saneamento (11.145/2007).

Zé Neto aproveitou a oportunidade para denunciar a suspeita que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana tenta privatizar os serviços de água e esgoto na cidade.

“A Prefeitura deve R$ 20 milhões a Embasa e está claro pra mim que o prefeito tenta privatizar os serviços de água e esgoto. Em Feira, mais ou menos 70% dos cidadãos pagam a tarifa popular ou tarifa reduzida, e, se esse serviço prestado pela Embasa for transferido para o setor privado, é claro que esse valor será reajustado”, denunciou o deputado.

Zé Neto lembrou, ainda, dos reajustes abusivos do IPTU cobrados pela Prefeitura. “O prefeito tem que administrar a cidade com as dificuldades que ela tem, tentando solucionar os problemas, sem pensar apenas em aplicar reajustes de 3000% para o cidadão pagar, como fez com o IPTU. A Embasa é a empresa pública de todos nós e essa suspeita de privatização dos serviços em Feira tem que ser denunciada”.

O Superintendente de Assuntos Regulatórios da Embasa, Júlio Mota, participou da sessão especial e apresentou os dados da empresa pública. “A Embasa está presente em 364 dos 417 municípios da Bahia, oferecendo os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Os avanços são constantes e, de acordo com dados oficiais, no período entre 2007 e abril de 2014, mais 875 mil novas ligações foram realizadas neste período. Em relação às ligações de esgoto, avançamos de 2.304.972 para 3.810.939”, assegurou.

Compreendendo a importância dos serviços prestados pela Embasa, o líder do governo destacou os avanços em saneamento básico na cidade, que somam mais de R$ 300 milhões em investimentos desde 2007. “Quando assumimos o governo, tínhamos a cobertura de esgoto estimada em apenas 30%, agora, contamos com quase 80% de cobertura em Feira de Santana”, explicou o parlamentar.

Segundo Maria de Cássia Bonfim, diretora de operação e expansão da Embasa, os avanços serão focados no Sistema Integrado de Feira de Santana.

Leia +

Deputado Zé Neto critica duramente prefeito de Feira de Santana e fala em dívida milionária do município com a EMBASA

Embasa participa de sessão da Câmara de Vereadores de Feira de Santana e debate contratos com o município

Câmara debate questões do contrato da Embasa com o município de Feira de Santana

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário