Salvador: Fundação Ulysses Guimarães promove fórum Educação e Cidadania

Fundação Ulysses Guimarães.
Fundação Ulysses Guimarães.
Fundação Ulysses Guimarães.
Fundação Ulysses Guimarães.

Fundação Ulysses Guimarães realiza encontro com educadores, pensadores, estudantes e a sociedade baiana para troca de saberes e elaboração de propostas coletivas sobre a educação que temos, a educação que queremos e o que fazer. Dia 14 de fevereiro de 2014, na sede da OAB, das 8h30 às 18h00, com entrada gratuita.

A Educação é um dos principais pilares da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e o tema marca a primeira ação do plano de trabalho da entidade para 2014: o Fórum Educação e Cidadania: Realidades e Cenários, que acontece no dia 14/02, próxima sexta, na sede da OAB, na Piedade, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h00, com inscrição gratuita pelo site.

A organização é da secção Bahia da própria Fundação, entidade que exerce a secretaria executiva do evento, que tem como eixo principal da discussão o Plano Nacional de Educação-PNE, já na reta final de aprovação pelo Congresso Nacional. O Plano trata de todos os aspectos da política educacional para o Brasil e estabelece uma série de obrigações para os próximos dez anos. Entre elas, a erradicação do analfabetismo, o oferecimento de educação em tempo integral e o aumento das vagas no ensino técnico e na educação superior.

Segundo o secretário-executivo da FUG na Bahia, Claudio Mascarenhas, o objetivo é reunir estudantes, pais, educadores, gestores, mentes pensantes da Bahia e do país para trocar conhecimento e elaborar uma proposta de política pública única, envolvendo os diversos atores em Salvador e nos principais municípios baianos, para onde o Fórum também será levado com o intuito de ampliar a discussão sobre a educação que temos hoje, a que queremos para o Brasil e o que fazer.

“Pretendemos realizar uma ação itinerante e elaborar propostas coletivas que cheguem até o Congresso Nacional, uma vez que existem diversas correntes de pensamento sobre a educação como política pública”, explica Mascarenhas, que fará a abertura do evento juntamente com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia (OAB/BA), Dr. Luis Viana Queiroz, seguida de debates com os palestrantes convidados (*Ver programação).

O Fórum pretende coletar contribuições, contextualizando e comparando a história e o cenário Brasileiro da Educação em relação ao do mundo. “Queremos refletir sobre o papel da Educação no desenvolvimento do país, a partir do conceito da nação, de família, cidadania, sociedade, estado, cultura, ciência, tecnologia, economia, IDH e qualidade de vida”, declara o secretário-executivo da Fundação. “O nosso objetivo é promover um debate que identifique as convergências, consensos e complementaridades sistêmicas entre as diversas visões e abordagens temáticas sobre a Educação, assim como suas várias dimensões, como forma de fortalecimento de propostas cada vez mais coletivas”, confirma o professor Elísio Brasileiro, presidente da FUG.

Em cada evento, haverá uma análise da Educação como política pública sob a ótica dos diversos atores sociais locais: acadêmicos, políticos, professores, gestores públicos, gestores sociais, estudantes, etc., enriquecendo o debate sobre as profundas questões levantadas sobre o assunto, com constatações, reflexões e prospecções. Daí nasce o título do Encontro, “Realidades e Cenários”.

O rol de produtos da FUG/BA, além do Programa de Formação Política, oferecido nacionalmente, com sete cursos a distância; a Revista Ulysses Guimarães; a coletânea de livros O Pensamento Político Brasileiro, com sete títulos, dois baianos (Milton Santos e Castro Alves); e a publicação dos Cadernos Gestores Públicos. Na Bahia, a Fundação também criou o Prêmio de Literatura Ulysses Guimarães e o Núcleo de Estudos Rômulo Almeida, referência em planejamento público, por meio de uma cooperação técnica com parceria com diversas universidades, municípios e organizações da sociedade civil, ajudando a desenvolver tecnologias e experiências de planejamento e gestão que visem a modernização e o fortalecimento do poder público e da sociedade.

PROGRAMAÇÃO 

Composição da Mesa de Honra – Dr. Luis Viana Queiroz, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia

Abertura

Saudação – Componentes da Mesa

Claudio Mascarenhas – Secretário-Executivo da FUG BA: Apresentação do Fórum, do Encontro e da FUG

Composição da mesa: com fala do presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima

Dr. Eliseu Padilha – FUG Nacional: Plano Nacional de Educação

Prof. Elísio Brasileiro – FUG BA: “Por uma Educação Libertadora”

Dr. Joaci Góes – Academia de Letras da Bahia: Educação, Gestão e Compromissos

Prof. Paulo Bahia – UFRJ: Educação, Republicanismo e Cidadania

Profa. Iraci Picanço – Conselho Nacional de Educação UFBA: A Política Educacional no Brasil, Expectativas e Resultados

Profa. Neuza Miranda – UFBA: Alimentação e Saúde, Educação dos gostos e gostos dos saberes

Dr. Armênio Santos Souza – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego/Instituto Irani Castro Jordam/ICEBRAS: Educação, Trânsito e Visão

Profa. Taís Almeida Costa – Escola Experimental BA: Educação e Desenvolvimento Moral

Profa. Cibele Amado – CIAGS UFBA: Educação, Articulação e Solidariedade, “Territórios colaborativos pela Educação – uma experiência na Bahia”

Lilite Cintra – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental CIEA-BA: Educação, Meio Ambiente e Cidadania

Profa. Elisiane da Silva – FUG Nacional: Educação, Política e Consciência – “Ferramentas e Recursos Educacionais”

SERVIÇO

O quê: Fórum Educação e Cidadania: Realidades e Cenários

Data: 14/02/14 – sexta-feira

Local: Sede da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas), Barris

Hora: Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h00

Inscrições e informações: http://www.forumeducacaoecidadania.com.br e (71) 3230-8891

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário