Feira de Santana: vereador Pablo Roberto confirma depoimento na polícia e diz que vai revelar segredos durante coletiva

Pablo Roberto diz que vai revelar fatos durante coletiva.

Pablo Roberto diz que vai revelar fatos durante coletiva.

A crise estabelecida no Partido dos Trabalhadores (PT) ganhou novo contorno a partir da intimação policial do vereador feirense Pablo Roberto. O vereador atravessa momento difícil, tendo que responder a denúncia de que é membro de organização criminosa. Além de existirem suspeitas de que no período em que esteve na direção do CASE Melo Matos ocorreram irregularidades.

Pablo Roberto emergiu no cenário político feirense com o decisivo apoio do ex-vereador Angelo Almeida. Acusado de crime comum, Pablo deu conotação política ao caso quando deixou claro, nas entrelinhas do discurso proferido na câmara, que a ação policial partiu da articulação do deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT).

Nos bastidores da política, uma disputa interna entre o deputado estadual e líder do governo Wagner, Zé Neto, com o ex-vereador e pré-candidato a deputado estadual Angelo Almeida, exacerba-se com a fragmentação do partido em duas correntes, irreconciliáveis.

Ronaldo e o momento

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), aproveitou para se aproximar de Pablo, visitando, na manhã de segunda-feira (24/02/2014), em solidariedade. José Ronaldo conta com o apoio de 18 vereadores, e pode conquistar mais um. Não é a primeira vez que faz afagos ao vereador petista, campeão de votos na eleição de 2012. A presença de Pablo é recorrente nos eventos do governo municipal, inclusive com destaques positivos e agradecimentos, por parte do prefeito. O que desperta certo “ciúme” dos “vereadores ronaldistas”.

O prefeito faz um gesto político a um processo que tem conotação policial e política. Caso Pablo Roberto seja inocente, Ronaldo fatura alto e ganha mais um liderado. Mas, se aparecerem evidências concretas de que o vereador está envolvido em crimes, a situação de Ronaldo se complica. Associando a imagem a alguém que está comprometido.

Crise no PT e questionamentos

A situação de Zé Neto e Angelo Almeida não é das mais confortáveis. O nível de desgaste da disputa prejudica o partido. Sairá vitorioso aquele que estiver do lado certo da história. Que neste caso é fácil constatar, basta que sejam respondidos os seguintes questionamentos:

Quais documentos apontam para envolvimento do vereador Pablo Roberto com a organização criminosa?

Como esses documentos comprovam o envolvimento do vereador Pablo Roberto nos crimes?

Por que o Governo do Estado não divulga o resultado do relatório da sindicância realizada no CASE Melo Matos?

Como Angelo Almeida avalia as acusações?

Como Zé Neto avalia as acusações?

Enquanto documentos não são apresentados, e questionamentos respondidos, Pablo Roberto joga politicamente, apresenta-se como vítima de orquestrações e aproxima-se do Democratas. Neste processo, perde Zé Neto, Angelo Almeida e o PT.

Populares apoia vereador

O vereador Pablo Roberto (PT) foi pego de surpresa ontem (24/02/2014) pela manhã  na Câmara Municipal de Feira de Santana. Munidos de faixas, cartazes e apitos amigos e admiradores do vereador lotaram a galeria  e, em um só coro, bradavam: “queremos justiça, queremos justiça”. De acordo com os organizadores, essa manifestação é um ato de solidariedade ao parlamentar que nos últimos meses vem sofrendo perseguição política na cidade.

Em pronunciamento na tribuna, Pablo se emocionou  com as homenagens e agradeceu a presença de todos. Feito isto, seguiu, acompanhado do vereador e líder do governo Carlito do Peixe (DEM) para a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, onde retribuiu pessoalmente o gesto do prefeito José Ronaldo, quando este, na última quarta-feira (19) expressou sua solidariedade através de um telefonema.  Daqui a pouco, às 16h, Pablo Roberto deverá prestar depoimento na 2ª Delegacia de Feira de Santana, referente à acusação sofrida na última semana.

O Caso

O vereador Pablo Roberto foi intimado a depor na 2ª Delegacia de Feira de Santana, sob suspeita de contratar um interno da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Zilda Arns para matar o diretor do órgão e também paira sobre ele a acusação de envolvimento em um suposto grupo de extermínio.

Na sessão plenária da Câmara Municipal de terça-feira (18), o edil foi taxativo: “tudo isso não passa de acusações falsas e de perseguição política” disse garantindo ser inocente. Inconformado com a situação, no dia seguinte, o vereador seguiu acompanhado do deputado Yulo Oiticia para Brasília. Lá,  participaram de uma reunião com a Ministra Maria do Rosário, que está à frente da Secretaria de Direitos Humanos. Além da ministra, ele também foi recebido pelo deputado federal Luiz Couto, membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.

Coletiva com a imprensa

Hoje (25/06/2014), às 11h, o vereador convoca a imprensa para  participarem de uma entrevista coletiva no plenário da Câmara. Pablo promete revelar detalhes do depoimento a Polícia e também que rumo pretende tomar a partir de agora. Mas já adianta: “Prezando pela verdade e pela imparcialidade nos fatos, entrei com um pedido solicitando a participação da Comissão de Direitos Humanos e também da Polícia Federal nas investigações referente aos últimos acontecimentos na nossa cidade “.

Leia +

Feira de Santana | Vereador Pablo Roberto é intimado a depor por crime comum, e diz que é vítima de perseguição política

Em Feira de Santana, vereador do PT dispara duras críticas ao deputado Zé Neto

Confira o áudio da entrevista com o vereador Pablo Roberto

Confira o áudio com a entrevista com o prefeito José Ronaldo

Confira as imagens dos populares em apoio à Pablo Roberto

Loading Images
wpif2_loading
Pablo Roberto Gonçalves da Silva (Pablo Roberto).
Populares em apoio ao vereador Pablo Roberto.
Pablo Roberto Gonçalves da Silva (Pablo Roberto).
Pablo Roberto Gonçalves da Silva (Pablo Roberto).
Pablo Roberto Gonçalves da Silva (Pablo Roberto).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]