Produção familiar de agricultores do norte baiano ganha reforço da CODEVASF

Trator agrícola foi doado aos Associação dos Produtores Rurais da Baixa Verde a Lagoa da Pedra.
Trator agrícola foi doado aos Associação dos Produtores Rurais da Baixa Verde a Lagoa da Pedra.
Trator agrícola foi doado aos Associação dos Produtores Rurais da Baixa Verde a Lagoa da Pedra.
Trator agrícola foi doado aos Associação dos Produtores Rurais da Baixa Verde a Lagoa da Pedra.

Agricultores familiares vinculados à Associação dos Produtores Rurais da Baixa Verde a Lagoa da Pedra, sediada no município de Campo Alegre de Lourdes, no norte baiano, receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) um trator agrícola modelo CT 754 com 75 CV de potência. O equipamento vai fortalecer o desenvolvimento de técnicas empregadas nas atividades da agricultura familiar e beneficiará diretamente 70 famílias do município.

O trator foi adquirido pela 6ª superintendência regional da Codevasf, sediada em Juazeiro. O investimento foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar, no valor de R$ 70 mil. “É de muita importância a chegada desta máquina para o dia a dia das nossas famílias”, afirma o presidente da associação,  Manoel Paes de Castro. A entidade está localizada na zona rural do município e atualmente produz milho, feijão e mandioca.

“O homem do campo vem sofrendo com a seca ao longo dos anos, e a obrigação do Poder Público é garantir melhores condições técnicas de trabalho, visando à cidadania”, avalia o superintendente da Codevasf na região, Alaor Grangeon de Siqueira. O equipamento foi entregue à associação em dezembro de 2013.

Outras doações

A Codevasf também entregou em 2013 materiais que facilitam o acesso à água na comunidade da Fazenda Vargem Comprida, localizada no distrito de Poço de Fora, município de Curaçá.  Ao todo, foram entregues 1.704 metros de tubos em PVC com 35 mm de diâmetro, que beneficiarão cerca de 50 produtores rurais da Associação Comunitária e Agropastoril dos Pequenos Produtores da Fazenda Vargem Comprida e Adjacências.

“Esses tubos serão utilizados para adução de água de um reservatório abastecido com água de poço artesiano para atendimento das necessidades de dessedentação animal e de tarefas domésticas dos comunitários”, explica a presidente da Associação, Olga Vieira Félix.

A associação existe há cerca de cinco anos e reúne dez famílias de agricultores. A produção é voltada para o cultivo em área de sequeiro, caprinovinocultura e bovinocultura, além de culturas de milho e feijão.

“Sabemos da necessidade que os produtores rurais das regiões envolvidas apresentam e, por isso, temos de oferecer melhor infraestrutura no sentido de alavancarmos as condições de trabalho e, assim, a produtividade”, avalia o superintendente.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário